Os segredos para dormir bem

Sonolência, cansaço, estresse, mau humor, falta de paciência... Estes são apenas alguns dos sintomas de noites maldormidas. Extremamente vital para manter a nossa saúde e beleza em dia, o sono repara corpo e mente. Afinal, quando dormimos bem, acordamos nos sentindo melhor emocionalmente e fisicamente, não é? De acordo com Eduardo Rollo Duarte, especialista em Odontologia do sono (SP), dormir bem é importante para assegurar o descanso do nosso corpo, bem como do cérebro. Ele explica que durante o sono produzimos hormônios importantes para a regeneração dos tecidos (entenda: para uma pele mais bonita e viçosa) bem como reforçamos outras funções, como a do sistema imunológico, que funciona melhor, prevenindo doenças e dando mais disposição.

Mas os benefícios de uma boa noite de sono não param por aí. A psiquiatra Renata Camacho (SP) explica que além de melhorar o humor, o bem-estar e a disposição física, uma noite bem-dormida é capaz de aumentar a concentração, a memória e até mesmo estimular o processo de aprendizagem. Então, se você está tendo problemas para dormir, veja as dicas especiais que preparamos! Está na hora de parar de brigar com o travesseiro e ter bons sonhos!

SEGREDO Nº 1: PREPARE O AMBIENTE

Para que você embale em um sono profundo, é extremamente importante que o ambiente esteja harmonizado. Veja as dicas dos especialistas:

- Certifique-se de que não tenha ruídos no quarto;

- Reduza a luz ambiente, isso ajuda o cérebro a produzir o hormônio do sono, chamado melatonina;

- Coloque roupas ou pijamas confortáveis;

- Cubra-se com lençóis e cobertas limpos, de acordo com o clima externo, para que você não sinta frio ou calor;

- Verifique se o colchão e o travesseiro estão adequados;

- Tire o relógio do quarto de dormir. Ele gera ansiedade, pois a cada vez que olhar para ele e ver que ainda não conseguiu dormir, ficará ainda mais ansiosa e preocupada.

SEGREDO Nº 2: ATITUDES SIMPLES

De acordo com Luciane Gerodetti, psicóloga e terapeuta floral (sp), nosso organismo tem um relógio biológico interior que regula o sono, chamado ritmo circadiano: quando você cria o hábito de dormir sempre no mesmo horário, ajuda a sincronizar seu sono com esse ciclo interior, o que facilita para uma boa noite de sono. Mas caso isso não seja possível, veja algumas dicas para o momento pré-cama:

- Evite ficar na cama "esperando o sono chegar". Só se deite quando realmente for dormir;

- Tente não fazer atividades físicas depois das 18 horas;

- Não faça atividades muito estimulantes nas horas que antecedem o sono;

- Tome um banho quente. Ele ajuda a baixar a pressão e induz ao sono;

- Antes de dormir, leia um bom livro. Isso ajudará a limpar a mente do dia a dia;

- Não leve os problemas para a cama.

SEGREDO Nº 3: ALIMENTAÇÃO

- Evite tomar café, chá-preto ou produtos que tenham cafeína após as 17 horas;

- Não faça refeições pesadas à noite;

- Faça a última refeição até as 20 horas;

- Evite ingerir alimentos condimentados, como molhos gordurosos e temperos fortes;

- Consuma chá de ervas;

- Ingira doses moderadas de carboidratos (torrada, pão, aveia) associados a um copo de leite, pois ele possui em sua composição triptofano, um aminoácido responsável pela produção da serotonina, o hormônio do bem-estar e relaxamento, ajudando assim na indução do sono.

Para que você tenha uma noite de sono tranquila, além de tudo isso, é essencial cultivar bons hábitos, bons pensamentos e boas emoções. Ao deitar na sua cama, esqueça os problemas. Deixe que as preocupações durmam no sofá da sala. Relaxe. Essa é a sua hora de descansar!

Aliado da dieta!

- Estudos indicam que pessoas que dormem menos do que a sua necessidade diária apresentam maior chance de ganhar peso e ter diabetes, pois ficam mais indispostas à prática de atividades físicas.

- Pessoas que dormem pouco costumam ter níveis mais altos de colesterol e a imunidade mais baixa.

- A privação do sono é responsável pela alteração da metabolização de glicose no organismo, podendo levar a uma maior dificuldade para controlar o apetite.

Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...