Wikipédia arrecada US$ 16 milhões e segue sem anúncios

 

clip_image001

No próximo dia 15, a Wikipédia, fundada por Jimmy Wales, comemora dez anos de existência

Ao que parece, os incansáveis apelos de Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, em banners espalhados por todo o site, surtiram efeito: mais de 500 mil doações depois, foi possível alcançar a quantia de 16 milhões de dólares necessários para manter o site em funcionamento pelos próximos 12 meses sem a necessidade da inserção de propagandas.

Em apenas 50 dias - a campanha de arrecadação de fundos mais curta já realizada pela Wikipédia - a Wikimedia Foundation contabilizou doações provenientes de 140 países, com valor médio de 22 dólares, segundo informa o site International Business Times. Do valor arrecadado, 85% foi obtido através de doações feitas via web, enquanto o restante foi enviado diretamente à Wikimedia Foundation.

A verba obtida será utilizada para o pagamento dos custos de infraestrutura, recursos humanos, apoio aos programas e bolsas, entre outras despesas listadas no plano anual da Wikipédia para 2011, segundo o site PC Mag.

O sucesso da campanha é mais um incentivo para a comemoração dos 10 anos de existência da Wikipédia, a serem completados no próximo dia 15. "Essa campanha para arrecadação de fundos tem todos os ingredientes do que amamos nos projetos da Wikimedia: as pessoas se juntam, contribuem com o que podem e juntas fazem algo incrível. A contribuição de um trabalhador de TI de Mumbai, na Índia, é somada à contribuição de um investidor de Londres e de um estudante em Moscou, e o resultado é que agora estamos aptos a manter e apoiar essa iniciativa por mais um ano", agradeceu Jimmy Wales em uma postagem no blog oficial.

A Wikipédia conta hoje com cerca de 50 funcionários remunerados e com o auxílio de mais de 100 mil voluntários para manter suas páginas atualizadas, de acordo com o site TG Daily.

Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...