Como limpar eletrodomésticos, Limpeza da casa com vinagre, Limpeza de carpetes e tapetes com vinagre, Uso do vinagre no cuidado com as roupas, Manchas do dia a dia


Limpeza adequada conserva eletrodomésticos


Para que os eletrodomésticos portáteis fiquem realmente limpos, não basta lavá-los com água e detergente após o uso. No dia a dia, tudo bem, mas pelo menos uma vez por mês é indicado fazer uma faxina nos eletrodomésticos. Saiba como fazer uma limpeza eficiente nos aparelhos que facilitam a sua vida na cozinha: liquidificador, batedeira, torradeira, sanduicheira, cafeteira elétrica, espremedor de laranja e centrífuga. Além de evitar a contaminação de alimentos, a limpeza correta ajuda a conservar os eletrodomésticos por mais tempo.
Na hora da limpeza, os eletrodomésticos devem estar desligados da tomada. E tome cuidado para não molhar o motor dos aparelhos, pois isso pode danificá-los.
Liquidificador
 Liquidificador, banana e ovos
Ao limpar o liquidificador, o ideal é desmontar o copo para evitar que alimentos fiquem presos na rosca e se deteriorem, contaminando os próximos alimentos. Uma escova de dentes sem uso pode ser utilizada na limpeza de cantos, dobras de difícil acesso e lugares escondidos, que com o tempo ficam amarelados.
De tempos em tempos, faça uma limpeza mais elaborada para eliminar resíduos e odores. Coloque água morna até metade do copo do liquidificador e adicione metade de um limão. Tampe e ligue, deixando bater por alguns segundos. A casca do limão ajuda a eliminar partículas residuais e o suco tira odores.
Limpe o exterior com um pano úmido com detergente, depois passe um pano limpo umedecido e seque. Use uma escovinha ou palito para alcançar ranhuras e botões que acumulam sujeira.
Batedeira
 Batedeira com massa
Após o uso, desmonte a batedeira e lave as partes móveis com detergente e água morna, especialmente se você bateu um creme muito gorduroso. O corpo da batedeira, onde está seu motor, não pode ser lavado. Passe um pano umedecido quantas vezes for necessário, até que ele saia limpo. Depois passe um pano com detergente neutro, em seguida um pano limpo, e seque bem. Use uma escovinha ou palito para alcançar ranhuras e botões que acumulam sujeira.

Como limpar torradeira, sanduicheira e centrífuga

Como limpar a torradeira
Shutterstock
Torradeira
Depois de usar sua torradeira, vire-a e bata no fundo para tirar as migalhas de pão. Para uma limpeza mais eficiente, depois de eliminar as migalhas acumuladas, jogue sal grosso nos vãos. Vede a entrada com papel absorvente, chacoalhe, e vire novamente a torradeira para eliminar o sal. O sal adere às migalhas e a outros resíduos. Limpe o exterior com um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque.
Dicas de manutenção: cubra a entrada da torradeira com um filme plástico enquanto ela não estiver em uso. Isso evita a entrada de bichinhos, pó e outros resíduos. E na hora de usar o eletrodoméstico, coloque fatias de pão puro, sem adição de qualquer cobertura como manteiga ou requeijão.
Sanduicheira
 Sanduicheira
É comum ficar queijo grudado na sanduicheira após o uso. Não use objetos cortantes ou afiados para raspar esse queijo, pois isso pode estragar o antiaderente da sanduicheira. Umedeça os restos de alimento que estão na peça, espere um tempo, e com uma esponja macia vá retirando a sujeira. Em seguida, seque com um pano macio.
Centrífuga
 Centrífuga e maçãs
As partes plásticas e acrílicas da centrífuga vão adquirindo um tom amarelado, conforme o uso. Para mantê-las claras e limpas, use bicarbonato de sódio e água, na proporção de um para quatro, e deixe de molho por algumas horas. Os componentes de inox devem ser lavados com água e detergente. Após a lavagem, coloque-os num recipiente com água e limão, que elimina os resíduos e recupera o brilho. Para cada xícara de água, use ¼ de suco de limão. Seque bem antes de guardar.





Limpeza de cafeteira elétrica e espremedor de laranja

Como limpar a cafeteira
Shutterstock
Cafeteira elétrica
Com o uso cotidiano, depósitos de água escura vão se acumulando e tornando várias partes da cafeteira escurecidas, devido aos óleos do café e outros resíduos. A lavagem do recipiente de vidro não resolve esse problema. Uma vez por mês, faça uma mistura de uma parte de vinagre para duas partes de água ou de uma parte de bicarbonato de sódio para quatro partes de água morna. Coloque um filtro de papel na cafeteira e ponha a mistura de vinagre ou bicarbonato no recipiente para água. Ligue a cafeteira e deixe-a funcionar como se estivesse fazendo café, até a mistura ser toda passada para o filtro de papel. Jogue o filtro de papel e a água fora. Deixe sua cafeteira esfriar por 15 minutos, desligada. Enxágue todas as partes que passaram por esse processo e repita a operação com água pura.
Para limpar só o pote de vidro, faça como algumas cafeterias, que usam um método muito prático e eficiente. Coloque dentro da jarra de vidro duas xícaras de gelo, ¼ de xícara de sal de cozinha ou grosso e ¼ de suco de limão, e chacoalhe. A jarra deve estar fria, senão pode quebrar com o choque térmico.
Limpe a parte externa com um pano úmido.
Dicas: na hora de fazer café, nunca use a jarra da cafeteira para colocar água no recipiente plástico. A jarra geralmente guarda óleos dos últimos cafés, que serão transferidos para o recipiente. Procure usar uma jarra só para adicionar água limpa. Certos cuidados propiciam um café mais saboroso.
Espremedor de laranja
 espremedor laranjas
Com o tempo de uso, o espremedor também vai adquirindo um tom amarelado, devido à ação dos ácidos produzidos pela laranja e pelo limão. Uma forma de manter todos os componentes do espremedor claros é colocar as partes que ficam em contato com a fruta e o suco numa solução de bicarbonato e água, na proporção de um para quatro. Deixe por algumas horas, e assim que notar a diferença de cor, retire e enxágue. Seque bem antes de guardar.
Limpe o exterior com um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque. Use uma escovinha ou palito para alcançar ranhuras e botões que acumulam poeira.

Como limpar seu forno micro-ondas


Praticidade com limpeza

Evite sujeira no micro-ondas

O forno micro-ondas apresenta uma série de vantagens para sua casa, entre elas: cozinha e esquenta mais rápido os alimentos; ajuda a preservar o valor nutritivo da comida, já que quase não é preciso de água para o cozimento; gasta menos energia, pois é compacto e por isso mais rápido; ocupa menos espaço e ainda facilita a limpeza da cozinha já que dispensa o uso de panelas.
Mas, levar alguns alimentos ao forno micro-ondas de maneira incorreta pode causar uma verdadeira bagunça, deixando mau cheiro e manchas em suas paredes. Para que isso não aconteça, leia as dicas seguintes.

Mantenha seu forno micro-ondas limpo

Copo de água afasta maus odores

Shutterstock
O ideal é limpá-lo sempre que utilizá-lo para evitar que vestígios de alimentos fiquem grudados nas paredes. Porém, uma limpeza semanal mais caprichada em seu forno micro-ondas evita o acúmulo de sujeira que pode atrapalhar a vedação do forno.
Para retirar maus odores e facilitar a limpeza, coloque no forno micro-ondas uma vasilha pequena com um copo de água ou suco de um limão, deixe na potência máxima por três minutos e depois passe uma flanela seca.
Para limpar a parte externa do forno, derrame algumas gotas de detergente neutro sobre uma esponja macia - não abrasiva - umedecida, esfregue e finalize passando um pano úmido para retirar o excesso de detergente. Não use esponjas de aço e produtos de limpeza abrasivos. Você pode tentar clarear manchas amareladaspassando um pouco de água oxigenada 20 volumes com um algodão somente sobre a mancha. Depois passe um pano úmido.
Caso seu micro-ondas possua função para tostar, o prato giratório, o anel de borracha e a grelha podem ser retirados e lavados normalmente.

Evite respingos nas paredes do forno micro-ondas

Respingo dificultam a limpeza
Shutterstock
Adquira uma tampa própria para micro-ondas. Facilmente encontrada no mercado, essas tampas possuem furos que permitem a saída de ar fazendo com que os alimentos não fiquem "borrachudos" e aparem eventuais respingos da comida. Deixe-a sempre próxima ao micro-ondas.
Outra opção para evitar respingos nas paredes do micro-ondas é colocar um papel toalha sobre o refratário. Utilize apenas vasilhames e sacos plásticos próprios para micro-ondas. Para ferver líquidos, certifique-se que o vasilhame esteja utilizando no máximo metade de sua capacidade, assim você evita que o líquido derrame.
Se o seu forno micro-ondas possui função de tostar os alimentos, evite utilizá-la com o forno sujo. Essa função aquece toda a extensão interna do forno e pode queimar eventuais resíduos causando manchas e odores e dificultando a limpeza.

Cuidados no uso do forno micro-ondas

Saiba regular tempo e potência

Fique atento à potência e ao tempo utilizados para o cozimento dos alimentos. Os alimentos mais densos como carnes e batatas são mais difíceis de cozinhar, por isso demandam maior potência e tempo.
O processo de cozimento dos alimentos no forno micro-ondas ocorre de dentro para fora, o que gera pressão. Portanto, nunca coloque recipientes hermeticamente fechados, já que a pressão pode fazer com que eles estourem.
Para cozinhar alimentos inteiros como tomates, salsichas e maçãs é preciso fazer furos em suas cascas para liberar o vapor gerado em seu interior. Do contrário, a pressão pode ser suficiente para romper a casca em uma explosão. O mesmo pode acontecer com os ovos, por isso leve-os ao micro-ondas sem a casca e rompa com um garfo a película que protege a gema.
Quando o tempo necessário para cozinhar ou descongelar os alimentos for muito grande, é aconselhável colocar um prato refratário dentro do forno micro-ondas que cubra toda a extensão do prato giratório, para evitar que este último se quebre.
Não coloque objetos em cima do forno mesmo que ele esteja desligado nem ligue o forno vazio para não danificar a válvula que gera as micro-ondas. Também evite bloquear as aberturas necessárias à ventilação do forno. É interessante utilizar umforro para cobrir o forno micro-ondas quando este não estiver sendo utilizado, porém, é preciso retirá-lo sempre antes de cozinhar os alimentos.
Os fornos micro-ondas possuem aberturas para circulação de ar para que não entupam, portanto, limpe os resíduos que por ventura se acumulem nas saídas de ar, tomando cuidado para não deixar vestígios do material de limpeza utilizado. 

Limpeza da casa com vinagre

O uso do vinagre no dia a dia

Os poderes do vinagre
A partir da ação conjunta de oxigênio e bactérias, o vinagre é o ácido acéticoproduto da fermentação de álcool e de açúcares. O nome vem do francês, vinaigre, e significa vinho azedo. O vinagre é indesejado na produção do vinho, porém é muito bem-vindo no cotidiano.
O uso do vinagre serve para o tempero de saladas e de carnes e, em quantidade moderada, para a digestão, pois possui propriedade dissolvente e contribui para a secreção do suco gástrico.
As utilidades do vinagre ainda não acabaram. O poder desinfetante e neutralizante de odores do líquido pode ser um grande aliado na limpeza da sua casa
Além de serem mais caros, os produtos de limpeza disponíveis no mercado são mais agressivos e quase sempre contêm substâncias perigosas nem sempre tão eficazes quanto o vinagre.
Saiba as diferentes formas de aplicar esse agente multiuso na limpeza da sua casa

Use vinagre para limpar vidros e telas de TV e computador

Para o vidro, use mistura de água com vinagre
Vidros:
  • Retire o pó do vidro com um pano macio;
  • Dissolva três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna;
  • Umedeça na mistura um pano macio e limpo que não solte felpas;
  • Torça muito bem e passe no vidro;
  • Na hora de secar, passe outro pano que não solte felpas;
  • Para finalizar, utilize jornal amassado para dar polimento.

Tela de TV e computador:
  • Coloque um pouco de vinagre em um papel toalha macio ou pedaço de papel higiênico;
  • Passe na tela do computador ou da TV.

Vinagre na limpeza de potes e peças de cristal

Mantenha o brilho de seus cristais
Lavagem de copos e peças de cristal com vinagre:
  • Lave com sabão ou detergente neutro;
  • Enxágue com bastante água;
  • Deixe as peças de molho numa bacia com água quente e duas colheres de sopa de vinagre branco;
  • Volte a enxaguar duas vezes com água.
Use o vinagre para matar germes de potes de vidro onde guardamos bolachas, cereais e outros alimentos:
  • Deixe o pote cheio de água com duas colheres de sopa de vinagre;
  • Depois lave bem e deixe secar;
  • Deixe o pote coberto com um pano limpo para sair o cheiro.

Vinagre para acabar com o cheiro de cigarro

Evite que o cheiro de cigarro exale
Nunca deixe cinzeiros sujos na sala de um dia para o outro. Mesmo que sua festa tenha terminado de madrugada, não vá dormir sem retirar todos os cinzeiros e copos da sala.
Coloque em um pratinho, no canto da sala, uma esponja embebida em vinagre branco. Ele tira todo o odor de charuto e cigarro da sala.

Vinagre tira mofo de armários e peças de madeira

Limpeza com vinagreLimpeza dos armários com vinagre:
  • Esvazie o armário;
  • Coloque dentro dele uma bacia de vinagre branco;
  • Deixe pernoitar;
  • No dia seguinte, passe um pano com vinagre em todo o armário;
  • Deixe secar bem com as portas abertas;
  • Dentro do armário, coloque sílica ou um pedaço de giz que absorve a umidade do ar.
Para tirar mancha de mofo em uma peça de madeira, passe um pano com vinagre fervido e depois de bem seco guarde-o em ambiente sem umidade.


Vinagre para limpar sujeiras e tirar odores dos animais

Não deixe sua casa com odor de animais.
  • Remova a parte sólida dos resíduos;
  • Bastante água no local;
  • Aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco;
  • Deixe secar naturalmente.
Para tirar o cheiro de animais dentro de casa com vinagre:
  • Faça uma solução de ½ balde de água com ½ xícara de vinagre;
  • Passe um pano molhado e torcido com esta solução;
  • Se o animal fica deitado no sofá, passe a solução no móvel após a limpeza.

Limpeza de pisos e paredes com vinagre

Não deixe sua casa com odor de animais.
Limpeza de paredes
  • Faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais;
  • Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes;
  • Esfregue o local com um pano macio até que as machas desapareçam.
Limpeza de cerâmica, linóleo ou vinil:
  • Ferva três litros de água;
  • Coloque uma xícara de vinagre branco;
  • Passe o pano várias vezes com esta solução e seu piso ficará brilhando.
Limpeza de piso de madeira:
  • Aqueça três litros de água;
  • Adicione uma xícara de vinagre branco puro;
  • Esfregue levemente em pisos de madeira dura (não encharque);
  • Não precisa enxaguar. Isto manterá o piso brilhante e removerá qualquer gordura ou sujeira.

Limpeza de carpetes e tapetes com vinagre

Tapetes e carpetes limpos

Mantenha seu tapete limpo
Manter tapetes e carpetes limpos é fundamental para evitar ácaros e outros micro-organismos que podem causar doenças alérgicas em sua família. Sem contar que tapetes e carpetes manchados estragam a decoração da sua casa.
Um grande aliado na hora de limpar e tirar manchas de tapetes e carpetes é o vinagre. Veja nossas receitas para remover manchas como café, cola e ketchup com esse produto que tem mil e uma utilidades.

Limpeza cotidiana de tapetes com vinagre

Primeiro passo é limpar com aspirador
A limpeza cotidiana de tapetes deve ser feita, preferencialmente, em dias ensolarados e quentes. Siga o procedimento:
  • Passe o aspirador no tapete;
  • Enrole o tapete e leve-o para fora da casa, onde deve ser desenrolado;
  • Faça uma solução de água e vinagre branco na mesma proporção, umedeça uma esponja e passe levemente sobre o tapete;
  • Passe um pano seco;
  • Deixe o tapete secar na sombra e do avesso para não desbotar.

Limpeza de mancha de café com vinagre

Limpe manchas de café com vinagre
Para limpar manchas de café em tapetes ou carpetes:
  • Misture uma parte de vinagre branco para duas partes de água;
  • Passe uma esponja com a solução no tapete ou carpete;
  • Seque com um pano limpo e seco;
  • Passe uma esponja com água limpa para enxaguar;
  • Repita o procedimento até que o café seja completamente removido.

Limpeza de chiclete grudado no tapete com vinagre

Vinagre desgruda chiclete do tapete
Para tirar chiclete grudado no tapete ou carpete:
  • Aqueça duas colheres de sopa de vinagre branco;
  • Molhe a área em que o chiclete está grudado com o vinagre e deixe o produto agir por um tempo;
  • Puxe o chiclete, delicadamente, para removê-lo.

Limpeza de mancha de cola seca com vinagre

Vinagre limpa cola seca no tapete
Para limpar mancha de cola seca no tapete ou carpete:
  • Prepare uma solução de vinagre branco e água, na proporção de uma parte de vinagre para duas partes de água;
  • Molhe uma esponja na solução e esfregue na mancha.
Se o pingo de cola for grosso será necessário amolecê-lo. Cubra o pingo com vinagre quente e deixe o produto agir entre 10 e 15 minutos. Levante o pingo amolecido, puxando-o com uma faca e esfregue o local com um pano firme branco e limpo.

Limpeza de mancha de giz de cera com vinagre

Limpe riscos de giz com vinagre
Para limpar riscos de giz de cera no tapete ou carpete:
  • Pegue uma escova de dente separada para limpezas;
  • Mergulhe a escova no vinagre branco puro;
  • Esfregue a área afetada até que a mancha saia.

Limpeza de ketchup no tapete

Manchas de ketchup saem com vinagre
Para limpar manchas de ketchup no tapete ou carpete:
  • Remova com uma colher o excesso de ketchup do tapete;
  • Passe uma esponja umedecida em uma solução de água e vinagre branco, na proporção de duas partes de água para cada parte de vinagre.
  • Torça a esponja com frequência e passe-a novamente até que a mancha seja removida.

Uso do vinagre no cuidado com as roupas

Vinagre para tirar manchas recentes e secas

Vinagre tira mancha seca e recente
Se a roupa acabou de manchar, ainda não leve para a máquina de lavar. Coloqueágua e vinagre branco em partes iguais em um borrifador e aplique imediatamente sobre a mancha. Em seguida, dissolva uma colher de sopa de álcool ou amoníaco em água fervente; despeje a água sobre a mancha, esticando bem o tecido para que a água passe pela trama; depois, lave como de costume com bastante água fria.
Agora, se a mancha já secou, umedeça a parte da roupa manchada com vinagre branco e deixe agir por alguns minutos; em seguida, lave a peça normalmente eenxágue com muita água fria.

Vinagre para tirar manchas de gordura

Talco e vinagre tiram mancha de gordura
Coloque talco sobre a mancha, dando umas batidinhas com os dedos para que o talco chupe o máximo de gordura; dissolva uma colher de sopa de vinagre branco em meia xícara de água fervente e despeje sobre a mancha, esticando bem o tecido para que a água passe pela trama; lave a peça como de costume com bastante água fria.

Vinagre para manchas de frutas vermelhas

 Criança comendo morango e melancia.
Se o tecido manchado for branco, lave bem a peça e acoloque de molho em espuma de sabão, água fria e uma colher de sopa de água sanitária. Caso seja estampado, o tecido não pode ficar de molho, deve ser lavado rapidamente, para que não manche. Se a mancha permanecer, aplique sobre a área manchada uma solução de vinagre e álcool em partes iguais. 
Atenção, aplicar apenas na mancha, senão vai tirar as cores do estampado. Deixe secar à sombra.



Vinagre tira manchas de bolor

Vinagre aumenta o poder do sabão em pó
Em um balde cheio de água, misture uma solução de três colheres de sopa de água sanitária e outras três de vinagre; deixe de molho por duas horas; depois, leve para a máquina de lavar. Quando a máquina estiver cheia adicione uma xícara de chá de vinagre puro. Continue o ciclo normalmente, o vinagre vai potencializar a eficácia do sabão em pó.

Vinagre na lavagem de tecidos

Vinagre evita que tecido manche
Os tecidos coloridos, listrados ou estampados não vão descolorir nem manchar se você juntar um pouco de sal e vinagre à última água do enxágue.
Se um tecido listrado com fundo branco manchou ao ser colocado para secar, enxágue novamente em água fria e repita várias vezes; enxágue por último em um litro de água onde foram colocadas aquelas três colheres (sopa) de vinagre; logo em seguida, aperte bem o tecido entre dois panos secos para tirar a água que eventualmente possa escorrer e manchar o fundo branco novamente; seque a roupa à sombra e, por fim, passe-a do avesso enquanto ainda estiver úmida.
Para não desbotar as cores tecido estampado com fundo branco, lave e enxague rapidamente e depois passe por uma solução de água com vinagre.

Vinagre na lavagem de roupas finas

Lave tecido fino à mão
Roupas finas devem sempre ser lavadas à mão. Use sabão especial sem torcer e as enxágue até que a água saia limpa; no último enxágue coloque no balde duas colheres de sopa de vinagre branco e amaciante eficaz e barato.

Vinagre para lavar meias de nylon

Meias de nylon são delicadas
Na hora de lavar suas meias de nylon, acrescente uma mistura de água e vinagre; enxágue em água com sal. Sem torcer, pressione a meia em uma toalha felpuda para retirar o excesso de água; coloque sobre uma toalha seca e seque os pares juntos.

Vinagre na lavagem de toalhas de rosto

Comece lavando-as à mão
Esfregue as toalhas de rosto com as mãos e as deixe de molho em água com limão; depois de enxaguá-las, deixe escorrer a água suja e as coloque na máquina de lavar para um ciclo normal. Retire as toalhas antes da centrifugação.
Finalmente, passe as toalhas em um banho com água e vinagre para amaciar; recoloque as toalhas na máquina de lavar para centrifugar; terminado o ciclo, retire as toalhas da máquina e coloque na máquina de secar, ou seque-as à meia sombra. Não deixe secar demais, senão elas ficam duras.
Atenção, não use amaciante em toalhas, pois ele impermeabiliza as fibras, que passarão a não absorver a água de seu corpo.

Vinagre para roupas tingidas

Vinagre fixa a tinta
Após tingir uma peça de roupa, enxágue em dois litros de água com uma colher de sopa de sal e três de vinagre; passe a roupa ainda úmida. O vinagre vai fixar a tinta e amaciar a peça.

Manchas do dia a dia

Todos os dias tirar manchas? Não agüento mais.

Manchas do dia a dia
É muito bom ter um manual com dicas de como retirar aquelas manchas que aparecem sem querer em nossas roupas. Algumas dicas são essenciais para conservar nossas roupas em bom estado por mais tempo.
Alguns locais ficam mais marcados pelo uso como manchas adquiridas por desodorantes ou mesmo suor, manchas de molho de tomate, esferográficas...
As roupas podem ser recuperadas com alguns truques. Geralmente os mais usados são álcool, gelo, talco, limão, bicarbonato, etc.
Não é por que uma mancha apareceu em sua roupa que  você a perdeu. Com as dicas que preparamos você vai conservar suas roupas por mais tempo, até mesmo aquelas encardidas das crianças, a camisa manchada de café do seu marido ou a sua toalha de mesa que manchou com molho de tomate da macarronada do domingo.
Não se desfaça da peça antes de tentar recuperá-la. As lavanderias também podem ajudá-la, mas aqui em nosso site você vai encontrar muitas dicas e uma delas pode ser exatamente a que você está procurando.
Separe a peça que está danificada e comece a tratá-la com as idéias que oferecemos para auxiliá-la.

Como tirar chiclete da roupa

Esfregue uma pedra de gelo do lado do avesso, no mesmo lugar onde o chiclete estiver grudado. Pode pôr a peça dentro do congelador. Passe clara de ovo antes de lavar. Deixe secar um pouco.

Como lavar calcinha ou cueca de criança

Se o fundilho estiver encardido, aplique uma colher de amônia em meio copo de água e deixe de molho. Essa receita ajuda a conservar as roupas íntimas das crianças livre das manchas por mais tempo.

Como lavar colarinho e punho

Para conservar punhos e colarinhos sempre claros, esfregue um pouco de sabão líquido para dissolver as marcas antes de lavar. Misture 1 colher (sopa) de amoníaco para 1 copo de água morna, jogue no colarinho ou gola e deixe por 1 hora. Ponha de molho em um balde limpo e cheio de água morna, contendo 2 colheres de sabão em pó bem batido (espumando). Mergulhe as peças, pondo e tirando do balde várias vezes para que a espuma penetre nas fibras do tecido. Lave normalmente segundo o tipo de peça e tecido.
Atenção: Em dia de calor, coloque por dentro do colarinho e dos punhos um pouco de talco para que o suor não grude.

Como tirar mancha de suor

Elimine manchas de suor das roupas laváveis: Deixe a parte afetada (debaixo dos braços) por 1 hora de molho numa mistura em partes iguais de álcool e amoníaco. Dissolva 1 colher de sopa de sabão em pó em uma balde cheio de água morna. Mergulhe a peça nessa mistura e deixe por mais 1 hora. Lave normalmente.

Como eliminar odor de transpiração

Em roupas sintéticas saem se, depois de lavadas, deixarmos ½ hora de molho em água com bicarbonato de sódio. Antes de passar esta roupa a ferro, proteja a parte que estava manchada com um pano, para não amarelar.

Como tirar manchas de terra

Deixe a mancha de terra secar completamente. Passe uma escova de cerdas firmes, até que a terra se despregue. Se restar algum vestígio da mancha, esfregue uma batata crua cortada ao meio, até que ela desapareça completamente. Se ainda assim a mancha persistir, passe um pouco de álcool metílico.

Como tirar mancha de batom nos guardanapos

Esfregue um pouco de álcool comum sobre o tecido. Lave normalmente.

Como tirar manchas de esferográfica

Passe um cotonete embebido em álcool.

como tirar manchas de molho

Aplique no local 1 colher de sopa de detergente dissolvida em 3 colheres de sopa de água morna.

Como tirar manchas de gordura

A maior parte da mancha sairá com um pouco de talco ou farinha.

Como tirar manchas em peças de roupa de mesa

São eliminadas se agirmos com rapidez.
Molhe o local com água e cubra com maisena ou talco; deixe de um dia para o outro até o pó secar.
Passe uma escova com cerda macia para não danificar o tecido e em seguida lave com água e sabão neutro. Enxágüe bem.

como tirar manchas de vinho

Manchas do dia-a-dia
Coloque imediatamente farinha de mandioca ou polvilho em cima da do tecido manchado e lave o mais rápido possível. Leite também dá bom resultado. Umedeça imediatamente.
Se a mancha for de vinho tinto, colocar vinho branco por cima, por ter a mesma composição, faz com que a cor do vinho tinto saia. Em seguida siga os procedimentos da pré-lavagem

Como tirar manchas de café ou chá

Lave imediatamente com água fervente ou passe um cubinho de gelo. E aquela mancha que já está a mais tempo no tecido, será possível eliminá-las?

Manchas Antigas, Biológicas, Não especificadas, Difíceis de sair

Receitas caseiras que ajudam a remover as manchas mais difíceis.

Você descobriu que aquele vestido que ia usar no jantar, da próxima semana, está com uma mancha e você nem imagina do que pode ser.
O que fazer agora? Não dá tempo para comprar outro e você o adora e quer recuperá-lo?
Alguns casos podem ser solucionados com algumas técnicas que você encontrará a seguir. Outros infelizmente não têm saída. Talvez uma reforma, adicionando outro detalhe, uma renda ou um aplique e você esconde a mancha e passa a ter uma peça com cara de nova.

Evitando manchas futuras

Para evitar essas manchas, que aparecem em roupas que ficam guardadas durante muito tempo, deve-se sempre guardá-las limpas e protegidas por um plástico, como aqueles que você recebe junto com sua roupa quando ela volta da lavanderia.
Também, sempre coloque todas as roupas do seu guarda roupa para tomarem ar e até um pouco de sol. Faça uma revisão rotineira em todas elas, pelo menos uma vez por mês, para ver se está tudo em ordem. Não dê atenção a ela apenas quando for usa-lá. Muitas vezes nos surpreendemos com manchas e até algum buraco feito por uma traça.

Quais são as dicas que podemos usar para esses casos especiais?

Manchas Antigas, Biológicas, Não especificadas, Difíceis de sair

Manchas antigas

Receita: Usem claras e glicerina em partes iguais para soltar manchas velhas em tecidos brancos, depois trate como se fossem manchas frescas.

Manchas não especificadas

Receita: Aplique a mistura de amoníaco, éter, vinagre e aguarrás. Não recomendamos tentar limpar em casa manchas em tecidos muito finos; é sempre mais seguro e garantido recorrer à lavagem a seco em boa tinturaria.

Manchas biológicas (sangue, urina, vômito etc.)


Se não forem removidas com rapidez, elas se fixam e ficam difíceis de sair, deixando alem disso um odor desagradável.
Receita: Para removermos as manchas biológicas de roupas (inclusive as manchas de sangue), devemos colocá-las de molho em água fria com sal; lave com água morna, depois as coloque em água com sabão e ferva. Lave-as depois da maneira convencional.

Manchas difíceis de sair

Essas manchas, que parecem um bicho-de-sete-cabeças, se dissolvem facilmente, principalmente se o tecido for de cor clara. Basta aquecer um pouco de glicerina e, com uma esponja (ou pano), esfregar sobre a mancha, deixando descansar por 5 minutos. Lave depois com água fria contendo um pouquinho de álcool.

Como tirar manchas de A a B

Como se livrar de manchas sem muito esforço.

Como tirar manchas de A a B
Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas amareladas provocadas pelo tempo

Para tirar aquelas manchas amareladas que aparecem nas roupas, principalmente naquelas guardadas por muito tempo, proceda de acordo com o tecido, seguindo o passo a passo a seguir:
• Algodão e linho: Ferva o tecido em fogo baixo por 10 minutos em uma solução de sal, bicarbonato de sódio e água. Para as meias brancas, a dica é fervê-las por dois minutos em água e algumas fatias de limão. Depois deixe de molho até que a água esfrie, esfregue a mancha com sabão e enxágüe.
• Lycra: se for roupa de lycra branca, coloque-a de molho em água contendo um pouco de bicarbonato. Deixe por uma hora. Em seguida, leve para secar à sombra. No caso de lycra colorida, esfregue o local manchado com água e bicarbonato, porém, não deixe de molho.
• Naylon: mergulhe as roupas de naylon branco, numa solução de 1 litro de água com 2 colheres  (de café) de fermento em pó e deixe agir por 2 minutos. Se você fizer isso ao final de cada lavada, evitará que as roupas de naylon branco amarelem.
• Seda: quando a roupa é de seda branca, deve ser lavada normalmente, e deixada de molho num recipiente contendo ½ litro de água e ½ litro de leite cru. Deixe de molho por meia hora.  Para roupas de seda colorida, verifique antes se a cor é firme. Se sim, lave normalmente e acrescente à última água de enxágüe, uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar. Depois torça a peça com o auxílio de uma toalha e passe o ferro com a peça ainda úmida.

Como tirar manchas de alcachofra

Antes de lavar a peça de roupa, aplique sobre a mancha um pouco de suco de limão por cerca de 20 minutos. Depois, segue-se uma lavagem normal.

Como tirar manchas de anilina

Deixe ½ litro de água ferver e desligue o fogo, acrescente 50 gramas de hidrosulfito de sódio . Estenda a peça de roupa manchada de anilina sobre uma vasilha e derrame a solução de maneira que atravesse a área manchada. Depois lave normalmente a roupa.
Você também pode aplicar sobre a mancha, água quente misturada com detergente e esfregá-la bem. Outra dica é passar a seguinte mistura: 1 colher (de chá) de água oxigenada diluída em 200 ml de álcool.

Como tirar manchas de base de rosto

Se o tecido manchado com base de rosto for de algodão, aplique vinagre branco sobre a mancha. Se a peça for de seda, dissolva água oxigenada 20 volumes em água fria. Depois é só lavar as peças com água e sabão, enxaguar bem e deixar secar à sombra.

Como tirar manchas de batom

Como tirar manchas de A a B
Para tirar as manchas de batom em malhas de algodão, embeba um cotonete em éter, álcool ou benzina, e o pressione contra a mancha. Em seguida, lave com sabão neutro e enxágüe bem.
Em manchas de batom recentes, proceda da seguinte maneira: coloque a peça de molho em um pouco de leite quente e vá esfregando sabão de côco. Depois enxágüe como de costume. Você também pode mergulhar a peça de roupa em uma solução de água com bicarbonato de sódio e deixar agir por 10 minutos. Lave normalmente em seguida.
Outra opção é molhar a área afetada pela mancha, com uma solução composta de 1 colher de sopa de água oxigenada e 3 colheres de sopa de água. Deixe agir por alguns minutos e, depois, lave como de costume.

Como tirar manchas de bebidas alcoólicas

Passe sobre a mancha um algodão embebido em éter ou álcool. Depois lave como de costume.
Para clarear tecidos brancos manchados por bebidas alcoólicas, incluindo cerveja, você pode usar uma solução de água oxigenada diluída em água. Em tecidos de cor, tire a mancha com vinagre branco diluído em água.

Como tirar manchas de beterraba

Coloque sal sobre a parte manchada de beterraba. Deixe por alguns minutos. Ferva água em uma panela e coloque a peça de roupa sobre o vapor por alguns minutos.
Outra opção é mergulhar a peça de roupa manchada em uma solução de 2 colheres de sopa de bórax (borato de sódio) e 500 ml de água.

Como tirar manchas de blush

Espalhe álcool puro ou éter sobre a mancha de blush. Você também pode usar vaselina líquida. Depois lave normalmente.

Como tirar manchas de bolor

Como tirar manchas de A a B
Para tirar manchas de bolor de tecidos coloridos, aplique leite fervendo sobre a mancha e deixe secar ao sol. Talvez seja necessário repetir a operação.  Em seguida aplique sobre o local manchado, água morna com vinagre branco. Finalize enxaguando bem e leve ao sol para secar.
Para tirar manchas de bolor de tecidos brancos mergulhe a peça de roupa manchada em água quente com sal. Deixe de molho por alguns minutos. Em seguida leve ao sol, e vá aplicando uma solução composta por suco de limão e sal sobre a mancha, de hora em hora, até que ela suma. Depois lave normalmente.
A seguinte solução também é recomendada: em 2 litros de água adicione 2 colheres de sopa de detergente e 2 colheres de sopa de água sanitária. Mergulhe sua roupa manchada e a deixe de molho por algumas horas. Depois, enxágüe bem e leve para secar ao sol. O detergente pode ser substituído por vinagre branco na mesma proporção: 2 colheres de sopa.
Outra alternativa é adicionar uma colher de sopa de amoníaco a 100ml de água, e aplicar sobre a mancha. Depois é só enxaguar e levar para secar ao sol.
Para tirar manchas de bolor de roupas de lã deixe a peça exposta ao sol por algumas horas, em seguida, esfregue a mancha com uma escova embebida em álcool, tanto o lado direito como o avesso. Depois coloque um tecido sobre sua peça de roupa para protegê-la, e passe o ferro bem quente sobre a área afetada.
Para tirar manchas de bolor avermelhado para aquele tipo de mofo avermelhado, a dica é imergir o tecido numa panela com água e um pouco de fubá, levar ao fogo e deixar ferver por alguns minutos. Agora, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco; depois, enxágüe novamente e deixe secar.

Recomendações para tirar manchas em geral

• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!
• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.
• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.

Como tirar manchas de C a E

Como se livrar das manchas sem esforço.

Como tirar manchas de C a E
Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de café e chá

Se a mancha for recente, basta passar uma pedra de gelo sobre a área afetada, e lavar normalmente em seguida.
Em roupas de lã, passe delicadamente um pouco de glicerina líquida sobre a parte afetada. Feito isso, lave como de costume.
Como tirar manchas de C a E
Para tirar as manchas de café ou chá em roupas de seda de cor firme, embeba um algodão em água oxigenada 20 volumes. Espalhe a água oxigenada delicadamente até a mancha desaparecer. Lave, em seguida, normalmente.
 Em tecidos claros, as manchas podem ser removidas utilizando uma solução composta de meio copo de vinagre, meio copo de álcool e 1 copo de água. Passe uma esponja com essa solução diversas vezes e depois coloque para secar.
Para remover manchas de tecidos de cores não firmes, passe sobre a mancha uma solução composta de álcool etílico e sabão. Lave com água fria.

Se a mancha for de café com leite, esfregue na área atingida, um algodão com água oxigenada ou benzina. Posteriormente, lave a roupa normalmente.

Como tirar manchas de cal

A cal pode manchar suas roupas coloridas. Caso isso aconteça, aplique um pouco de vinagre ou suco de limão diretamente sobre o tecido. Enxágüe em água abundante.

Como tirar manchas de carvão

Remover manchas de carvão é muito fácil: basta esfrega miolo de pão fresco sobre a superfície afetada.

Como tirar manchas de cera de vela

Como tirar manchas de C a E
Sempre que as manchas nas roupas forem provocadas por cera de vela, deixe a parafina secar e depois, retire o excesso com a parte da faca sem fio. Posteriormente, coloque a peça manchada entre duas folhas de papel toalha e passe com o ferro quente, mudando sempre o papel de posição, para absorver bem.
Logo após, coloque sobre a área afetada um pouco de talco neutro para absorver a gordura da parafina e deixe de um dia para o outro. Se ainda houver mancha, molhe-a com álcool e lave a peça inteira como de costume.
 

Como tirar manchas de chiclete

É muito simples retirar o chiclete que ficou grudado nas roupas das crianças: do lado avesso do tecido, esfregue uma pedra de gelo sobre o chiclete, até que ele fique bem duro. O segundo passo é tirar o excesso com a parte não cortante de uma faca e, finalmente, lavar normalmente. Se mesmo assim o chiclete permanecer, aplique sobre ele, uma clara de ovo misturada a um pouco de benzina. Depois, lave como de costume.
Uma dica é colocar a peça de roupa dentro de um saco plástico e, posteriormente, colocá-lo dentro do congelador por 1 hora. Este procedimento faz com que o chiclete endureça, tornando muito mais fácil retirar o excedente com o lado não cortante de uma faca.

Como tirar manchas de cigarro

Primeiramente, limpe o local com um pano molhado com álcool. Se a mancha de nicotina persistir, misture 1/2 de xícara de água morna, 1 colher (de chá) de detergente líquido, e 1 colher (de sopa) de vinagre branco, e derrame sobre ela. Deixe cerca de 10 minutos e, então, enxágüe.  
As manchas provocadas pela nicotina do cigarro também podem ser removidas misturando partes iguais de água oxigenada 10 ou 20 volumes e limão e, esfregando essa solução com uma esponja sobre a mancha.

Como tirar manchas de chocolate

Como tirar manchas de C a E


A mistura da gordura do leite com o corante do cacau, presente no chocolate, é a responsável por manchar as roupas. Coloque, embaixo da mancha, um papel toalha. Para tirar essas manchas, deve-se aplicar sobre a área afetada um algodão embebido em glicerina líquida. Deixe o algodão sobre a mancha por alguns minutos, depois passe outro algodão embebido com água morna ou álcool.


Como tirar manchas de Coca-Cola

Manchas de coca-cola ocorrem com freqüência e são simples de serem removidas de suas roupas quando ainda não estão secas: basta lavar imediatamente com água fria. Não lave com água quente ou morna, pois isso pode acentuar ainda mais a mancha, ao invés de removê-la.

Como tirar manchas de doces e caldas

Para tirar manchas ocasionadas por doces e caldas, deve ser o bastante deixar a roupa de molho em água morna com sabão neutro, depois enxaguá-la normalmente. Porém, se a mancha não sair, adicione algumas gotas de amônia à água e deixe de molho por mais, aproximadamente, meia hora.

Como tirar manchas de esmalte de unhas

As manchas causadas por esmalte de unhas podem ser retiradas com acetona ou removedor de esmaltes. Posicione um pedaço de papel toalha do lado avesso da peça de roupa, sob a mancha. Embeba um algodão em acetona, removedor de esmaltes e pressione diretamente contra a mancha (do lado direito da roupa). O papel toalha serve para absorver o excesso de acetona, portanto, troque se necessário. Lave imediatamente após a remoção da mancha.
O óleo de banana também é eficiente na remoção de manchas de esmalte, e pode substituir a acetona. Na remoção de manchas de esmaltes de tecidos finos, use água oxigenada para obter melhor resultado.

Recomendações para tirar manchas em geral

• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!
• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.
• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.

Como tirar manchas de F a I

Como se livrar das manchas sem esforço.

Como tirar manchas de F a I
Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de ferro de passar

Se forem manchas suaves causadas pelo ferro de passar roupa, basta molhar a peça imediatamente e colocá-la para secar ao sol. Porém, se o ferro deixou marcas mais escuras, num tom amarelado forte, coloque a área de tecido afetada sobre uma toalha e esfregue com algodão embebido com água oxigenada 10 ou 20 volumes.  Depois, lave normalmente e deixe secar. A toalha serve para absorver o excesso de água oxigenada.
Como tirar manchas de F a I
Outra solução é colocar um pouco de maisena sobre a mancha e esfregar. Depois, é só colocar a peça de roupa ao sol. Mas, se você não dispõe destes produtos, ao perceber a mancha, coloque a peça de roupa em um balde cheio de água fria e deixe de molho por 2 dias, trocando a água a cada quatro horas. A mancha desaparecerá por completo.
Se forem peças de roupas mais delicadas, tecidos de seda, lã e algodão, proceda umedecendo um pano escuro com água fria. Coloque-o sobre a peça de roupa manchada. Depois, exponha a peça ao sol durante algumas horas. Você também pode usar uma solução de ácido bórico com água. Deixe a solução secar sobre a mancha, e então, passe a parte afetada com o ferro quente.

Como tirar manchas de ferrugem

Como tirar manchas de F a I


Para eliminar manchas de ferrugem, prepare a seguinte solução: esprema 1 limão e adicione 2 colheres (de café) de sal ou bicarbonato. Aplique a solução sobre a área manchada e estenda a roupa ao sol. Repita o procedimento até a mancha desaparecer.
Se forem roupas claras, recomenda-se passar leite azedo ou coalhada sobre a área manchada e depois lavar como de costume.
Existem no mercado, produtos específicos para a remoção de ferrugem. Eles também são eficientes quando utilizados em tecidos.

Como tirar manchas de flores

Em um recipiente de plástico, dissolva um pouco de amoníaco em álcool e, aplique a solução sobre a parte com mancha de flores. Depois de removida a mancha, lavar a roupa com água e sabão. Secar à sombra.

Como tirar manchas de frutas

Para nódoas de frutas em geral, coloque sal diretamente sobre as manchas, se forem recentes. Em seguida, em um copo de água fervendo, dissolva 1 colher de sopa de álcool ou amoníaco. Mantenha o tecido bem esticado e vá despejando essa solução sobre a mancha.
Já em manchas secas, umedeça a parte afetada com vinagre branco e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave a peça normalmente, enxaguando em água abundante. Outra dica é passar uma passar uma pasta de perborato de sódio e água, antes de água oxigenada.
Algumas frutas deixam nas roupas nódoas mais difíceis de sair. Para essas, siga as dicas abaixo conforme a fruta:
• Abacate: como o abacate é uma fruta oleosa, lave sua roupa manchada, em água quente e sabão.
• Ameixa e Tomate: umedeça a roupa manchada e depois polvilhe amido de milho sobre a mancha. Deixe agir até perceber que a mancha se desprendeu. Depois, retire a maisena e lave a peça como de costume.
• Banana: esfregue um algodão embebido em querosene sobre a nódoa.
• Caju: aplique sobre a mancha uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Estenda a peça de roupa ao sol mantendo o bicarbonato sempre úmido.
• Caqui e Pêssego: para estas manchas, a única saída é aplicar sobre a área afetada uma solução composta de 1 colher de sopa de ácido sulfúrico em 1 copo de água (cuidado, é veneno). Posteriormente, umedeça um pano com esta solução e esfregue sobre a área afetada. A roupa deverá ser lavada e bem enxaguada.
• Jabuticaba e Uva: esfregue sobre as manchas provocadas por jabuticaba ou uva um pano embebido em água oxigenada. Repita esta operação até a mancha desaparecer. Lave a peça normalmente e enxágüe bem.

Como tirar manchas de gordura

Quando as manchas forem causadas por óleo, manteiga, loções, ungüentos e alimentos oleosos, tais como, amendoim, castanha de caju e abacate, coloque sempre uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene.
Se preferir, ao invés de usar esses removedores, prepare uma solução de 1 litro de água quente e 1 colher das de sopa de amoníaco. Mergulhe uma escova nessa solução e passe em cima da mancha. Depois, limpe a mancha com água e vinagre. Essa solução é indicada para tecidos delicados, cetim, seda e veludo. Roupas de seda manchados de gorduras, também podem ser limpos espalhando bicarbonato de sódio sobre a área afetada. Escove quando estiver bem seco.
Outra dica é: tão logo perceba que sua roupa manchou de óleo, coloque, sobre a mancha, bastante talco sem cheiro. Depois de algumas horas, retire o talco com uma escova. Se a mancha persistir, derrame água quente sobre ela e, conclua lavando normalmente.

Como tirar manchas de graxa de automóvel

Como tirar manchas de F a I



Coloque em cima da mancha de piche ou graxa, por alguns minutos, um pouco de margarina vegetal ou óleo de amêndoas que ajudam a diluir o piche. Feito isso, proceda como se fosse remover mancha de gordura: coloque uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene. Depois é só lavar a roupa normalmente.


Como tirar manchas de insetos

Manchas causadas por insetos também podem ser removidas. Dilua a mancha com água fria ou morna; em seguida, lave com amoníaco e água pura.
Nas manchas causadas por moscas em cortinas, misture 200 ml de água a 200 ml de álcool e aplique com um algodão, pressionando bem contra a mancha. Outra solução a ser utilizada nesse caso, é a mistura de três partes de óleo de parafina a uma parte de vinagre branco.
Se forem manchas em couro, molhe um pano com vinagre branco e passe sobre sua roupa.

Como tirar manchas de iodo

Para tirar manchas de iodo, leve ao fogo uma quantidade de leite suficiente para cobrir sua peça de roupa. Assim que o leite levantar fervura, desligue a chama, coloque a roupa manchada e deixe-a de molho até o leite esfriar. Conclua lavando bem para retirar o leite do tecido.

Recomendações para tirar manchas em geral

• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!
• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.
• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.

Como tirar manchas de L a R

Como se livrar das manchas sem esforço.

Como tirar manchas de L a R
Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de lama

Lave a roupa manchada de lama com água morna e vinagre, misturados em partes iguais. Depois lave normalmente e seque a sombra.

Como tirar manchas de mel

Para manchas de mel, dilua bicarbonato de sódio em água quente e aplique diretamente sobre a mancha. Deixe agir e enxágüe em água fria.

Como tirar manchas de mercúrio cromo

Se a mancha ocorrer em tecido branco lavável, deve-se colocar a peça de molho numa solução de 1 colher de chá de vinagre branco com 4 colheres de sopa de água sanitária em uma bacia média cheia de água quente. Após 10 minutos, esfregue bem e lave de acordo com o tipo de tecido. Outra opção para tirar manchas de mercúrio cromo, é aplicar água oxigenada 20 volumes sobre a área afetada.
Aplicar uma gema dissolvida em água sobre a mancha de mercúrio serve para clarear manchas de mercúrio das roupas.

Como tirar manchas de molho de tomate

Como tirar manchas de L a R
Quando a mancha for causada por molho de tomate, raspe a área afetada com uma espátula e coloque sobre ela um pouco de água quente com detergente. Se for mancha seca, molhe uma esponja com água oxigenada 10 ou 20 volumes e, vá esfregando a esponja sobre a mancha até que ela saia.

Como tirar manchas de mostarda

Para tirar manchas recentes de mostarda, derrame sobre a área da mancha, uma solução de detergente, vinagre branco e água quente. É melhor fazer isso com a roupa esticada sobre uma vasilha e deixar a solução atravessar o tecido. Finalize enxaguando em água fria.

Como tirar manchas de nicotina

Primeiramente, limpe o local com um pano molhado com álcool. Se a mancha de nicotina persistir, misture 1/2 de xícara de água morna, 1 colher (de chá) de detergente líquido, e 1 colher (de sopa) de vinagre branco, e derrame sobre ela. Deixe cerca de 10 minutos e, então, enxágüe.  
As manchas provocadas pela nicotina do cigarro podem ser removidas também misturando partes iguais de água oxigenada 10 ou 20 volumes e limão e, esfregando essa solução com uma esponja sobre a mancha.

Como tirar manchas de óleo

Quando as manchas forem causadas por óleo, manteiga, loções, ungüentos e alimentos oleosos, tais como, amendoim, castanha de caju e abacate, coloque sempre uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene.
Se preferir, ao invés de usar esses removedores, prepare uma solução de 1 litro de água quente e 1 colher das de sopa de amoníaco. Mergulhe uma escova nessa solução e passe em cima da mancha. Depois, limpe a mancha com água e vinagre. Essa solução é indicada para tecidos delicados, cetim, seda e veludo. Roupas de seda manchados de gorduras, também podem ser limpos espalhando bicarbonato de sódio sobre a área afetada. Escove quando estiver bem seco.
Outra dica é: tão logo perceba que sua roupa manchou de óleo, coloque, sobre a mancha, bastante talco sem cheiro. Depois de algumas horas, retire o talco com uma escova. Se a mancha persistir, derrame água quente sobre ela e, conclua lavando normalmente.

Como tirar manchas de ovo

Não use água quente para limpar manchas causadas por ovos, somente água fria. Deixe a área afetada coberta com um pano úmido enquanto não puder limpar, para que a mancha não se fixe. Coloque um papel toalha embaixo do tecido, umedeça um pouco de sal e aplique sobre a mancha deixando alguns minutos. Enxágüe. Se a mancha ainda persistir, passe sobre ela uma solução de meia xícara de água fria e 1 colher de chá de amônia.

Como tirar manchas de perfume

Como tirar manchas de L a R
Remove-se este tipo de mancha embebendo o lugar manchado com uma solução de "casca de quilaia" raspada e água morna. Essas cascas são vendidas em farmácias e drogarias.
As manchas de perfume em qualquer tecido (menos os sintéticos) também saem com a solução de 4g de sulfato de sódio para cada 100ml de água.
Para manchas provocadas pelo uso de desodorante, aconselha-se não aplicar o sabão diretamente sobre a mancha. Apesar de serem manchas difíceis de tirar, tente aplicar bicarbonato de sódio diluído em água e deixar por cerca de 30 minutos. Outra opção é pingar algumas gotas de limão sobre o local, deixar por alguns minutos e, antes que o limão seque sobre a roupa, enxaguá-la bem.

Como tirar manchas de piche

Coloque em cima da mancha de piche ou graxa, por alguns minutos, um pouco de margarina vegetal ou óleo de amêndoas que ajudam a diluir o piche. Feito isso, proceda como se fosse remover mancha de gordura: coloque uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene. Depois é só lavar a roupa normalmente.

Como tirar manchas de plantas verdes

Aplique um pouco de álcool sobre a área manchada e deixe agir se houver manchas de plantas em suas roupas . Após isso, lavar como de costume.

Como tirar manchas de resina

Molhe um algodão com álcool etílico e passe sobre a mancha. Isso deve dissolver as manchas de resina. Você também pode usar terebintina para tirar este tipo de mancha.

Recomendações para tirar manchas em geral

• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!
• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.
• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.

Como tirar manchas de S a Z

Como se livrar das manchas sem esforço.

Como tirar manchas de S a Z
Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de sangue

Como tirar manchas de S a Z
Não use água quente para limpar manchas de sangue recentes. Ao invés disso, posicione um papel toalha sob a mancha e, esfregue a área manchada com uma pedra de gelo.
Porém, se a mancha de sangue secou, um pouco de água morna é bem vinda. Misture, em 1 litro de água morna, 1 colher (de chá) de detergente líquido ou sabão em pó e 1 colher (de sopa) de amônia. Despeje a mistura através do tecido manchado.
Em tecidos brancos, embeba um algodão com água oxigenada 10 ou 20 volumes e vá friccionando contra a mancha de sangue.

Como tirar manchas de sorvete

Para livrar-se de manchas de sorvete, primeiramente, limpe com pano úmido e, aplique sobre a área manchada uma solução de 1 colher de chá de detergente com 1 xícara de chá de água. Seque com papel absorvente pressionando dos dois lados, para depois molhar com uma solução de 1 colher de chá de amônia em meia xícara de chá de água. Finalmente, seque a área manchada com papel.Aplicar uma gema dissolvida em água sobre a mancha de mercúrio serve para clarear manchas de mercúrio das roupas.

Como tirar manchas de suco de frutas

Ver como tirar manchas de frutas.

Como tirar manchas de sujeira não identificada

Não sabe de onde vem aquela sujeira na sua roupa preferida? Tente umedecê-la com uma solução de 1 xícara de água morna e 1 colher de chá de detergente. Então, seque a mancha com papel toalha dobrado, dos dois lados do tecido, apertando bem. Em seguida, molhe de novo a mancha com uma solução de meia xícara de chá de água com 1 colher de sopa de amônia.  Seque a roupa com papel toalha mais uma vez e, molhe com água limpa até que a mancha seja removida por inteiro.

Como tirar manchas de tinta a óleo


Como tirar manchas de S a Z



Os seguintes produtos são eficientes para tirar manchas de tinta a óleo das roupas: aguarrás, terebintina, gasolina, querosene, benzina. Em tecidos delicados, prefira utilizar álcool. Para tecidos escuros, melhor aplicar sobre a área afetada, um pouco de sumo de casca de limão ou leite quente.



Como tirar manchas de tinta de cabelo

Se for mancha seca , aplique sobre a mancha uma solução de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais. Se a tinta de cabelo acabou de espirrar em sua roupa, estique bem a parte manchada sobre uma vasilha e derrame um copo de água misturada com vinagre em partes iguais, deixando que o líquido atravesse o tecido na parte manchada. Outra maneira é passar desodorante em spray (não os de válvula) sobre a mancha.

Como tirar manchas de tinta de caneta esferográfica

Remova com álcool, aguarrás, ou spray de cabelo. Aplique um desses produtos numa escovinha e esfregue a marca deixada pela caneta.
Se não possuir esses produtos em casa, experimente deixar sua peça de roupa com mancha de caneta, dentro de leite por algumas horas, depois, esfregar a mancha com vinagre. O vinagre pode ser substituído por limão ou água sanitária diluída.
No caso de manchas de tinta de caneta esferográfica em roupas de couro, coloque uma esponja molhada numa mistura de amoníaco dissolvido em água morna, sobre a mancha, durante alguns minutos. Depois seque com uma flanela.

Como tirar manchas de tinta de carimbo

A primeira opção é aplicar suco de limão e sal sobre a área manchada com tinta de carimbo. Se a mancha não sair, tente pingar sobre a mancha algumas gotas de amônia e deixe agir por dez minutos. Depois lave a roupa com água morna.

Como tirar manchas de vela

Ver como tirar manchas de cera de vela.

Como tirar manchas de verniz

Coloque, sobre as manchas de verniz, removedor de tinta industrial e passe sobre elas um pouco de éter. Por último, escove com benzina.  Nas manchas antigas, aplique uma solução de 2 colheres de sopa de terebintina e duas de amônia e deixe descansar por ½ hora. Finalize lavando bem a peça.

Como tirar manchas de verduras

Como tirar manchas de S a Z




Passar uma esponja embebida em álcool é uma maneira eficiente de tirar manchas provocadas por verduras e legumes em geral. Se a mancha não sair, tente aplicar um pouco de amônia e depois lave com água e sabão. Para manchas de alcachofra, a solução é aplicar um pouco de limão e deixar agir.



Para tecidos brancos há a opção de esfregar a parte manchada com álcool e depois umedecê-la com uma mistura de terebintina com um pouco de clorofórmio.

Como tirar manchas de vinagre ou limão

Se um tecido colorido ficar manchado por causa de vinagre ou limão, você poderá remover estas manchas aplicando uma solução de 6 colheres de sopa de água e 2 de amônia. Molhe um pano ou esponja e vá passando esta solução na mancha.

Como tirar manchas de vinho

Como tirar manchas de S a Z
Para tirar manchas de vinho branco, passe gelo no local, o mais rápido possível, e seque com guardanapo de papel. Coloque sal fino sobre a mancha e derrame, sobre o sal, leite bem quente. Se a mancha não desaparecer, deixe a peça de molho em uma solução de 1 litro de água e 4 colheres de sopa de vinagre branco. A seguir, lave com água fria e sabão, como de costume.
Se for mancha de vinho tinto, o truque é derramar vinho branco sobre a a parte manchada esticada numa vasilha, de maneira que vinho atravesse somente a parte afetada. Depois é só seguir a dica acima de como tirar manchas de vinho branco.

Como tirar manchas de vômito

Se o problema ocorreu em um tecido, e este for lavável, coloque-o em água corrente fria e esfregue o tecido, delicadamente. Se o tecido ainda apresentar manchas, molhe-o com uma mistura de 1/3 de xícara de vinagre branco com 2/3 de água. Deixe por 5 minutos e em seguida despeje quantidade de água suficiente para deixar toda a peça de molho por mais ½ hora. Finalize lavando com sabão detergente ou conforme as especificações da etiqueta.
No caso de manchas de vômito em estofados e carpetes, retire primeiramente, todo o resíduo. Misture 1/3 de xícara de vinagre branco com 2/3 de água. Agora, umedeça o local afetado com esta mistura, deixe por um minuto e, com um pano ou escova molhada em água limpa, vá umedecendo o local afetado e secando com um outro pano, até que o vinagre tenha tirado a mancha. Após a remoção da mancha, use um pano úmido com algumas gotas de desinfetante perfumado para neutralizar o cheiro. Termine secando com secador de cabelo na temperatura fria.

Recomendações para tirar manchas em geral

• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!
• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.
• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.
Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...