Conheça as mudanças que deixaram o duplex de 80 m² de um jovem executivo funcional e acolhedor

Uma nova escada, revestimentos modernos, soluções práticas e, claro, metragem valorizada. Esses foram alguns dos pedidos feitos aos arquitetos Rodrigo Angulo, Cyro Tucunduva e Ana Galli, responsáveis pela reforma do apartamento duplex de 80 m², em São Paulo.


Depois da reforma, a sala integrada com a cozinha e a varanda
O morador – um jovem executivo - sonhava com um lar funcional, que facilitasse as atividades do dia a dia. “A circulação deveria ser livre, o mais simples possível”, conta Angulo.

Vista geral da sala antes da reforma

A primeira alteração para atender ao pedido do proprietário foi substituir a escada em formato de caracol. “Ela não oferecia segurança, já havia acontecido dois acidentes nela”, diz o arquiteto, que optou por um modelo reto, de concreto aparente e acabamento em madeira. “Seu posicionamento também foi alterado. Optamos por colocá-la na área da antiga varanda, que foi fechada e incorporada ao estar”, diz.

Antes da reforma, a escada caracol. Após, mudança de posição e estilo

Durante os quatro meses de reforma, o quebra-quebra foi intenso. Quase todas as paredes foram removidas. “O objetivo era dar vida a ambientes integrados e com fácil circulação”, explica. As únicas paredes mantidas foram as que isolam os banheiros, um localizado no pavimento inferior e outro no superior. “No banheiro que fica próximo ao dormitório optamos por portas de vidro leitoso”, conta.

Com a reforma, a cozinha foi integrada à sala

O apartamento, com ares de loft, tornou-se ideal para quem gosta de receber os amigos. A cozinha é ligada ao living e possibilita que o mestre-cuca da vez prepare as refeições enquanto bate papo com os convidados. Para delimitar o espaço, há apenas a bancada de aço inox que abriga o cooktop e uma mesa de vidro com dois lugares. O complemento especial é a coifa para impedir que a fumaça e o cheiro de gordura espalhe-se pelo restante da casa.





















Bancada e divisória para a área de serviço no projeto original da cozinha

Uma alternativa para melhor aproveitar o espaço foi embutir as máquinas de lavar e secar sob a bancada da pia. “Dessa forma, não foi preciso criar um ambiente exclusivo para o local de serviço”, comenta o arquiteto.
O banheiro ganhou vida com pastilhas de porcelana e um novo posicionamento das louças
Porém, a mudança mais significativa, segundo ele, foi a troca de revestimentos. No estar havia mármore branco, que deu lugar ao assoalho de madeira na cor amendola (JR Patini). Na cozinha, nada de branco. “Escolhemos mármore preto Neo Marquina, da Cia dos Mármores”, diz. O banheiro do primeiro andar foi forrado de cerâmica e o do segundo nível ganhou vida com as pastilhas de porcelana (Atlas).
Na sala de TV, mosaico de pedras portuguesas na parede

A sala de TV está integrada à suíte. Uma das paredes tem mosaico de pedras portuguesas em toda a sua extensão até chegar a sala de estar. Spots embutidos no forro de gesso destacam ainda mais a composição. “Com o projeto luminotécnico é possível criar cenários diferentes, que podem variar conforme a ocasião”, explica.

Um cuidadoso projeto de iluminação valoriza cada detalhe.

A reforma previu ainda a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os ambientes. “Foi um pedido do morador para deixar o apartamento sempre na temperatura certa”, afirma Angulo.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário