Dicas para limpar e preparar camarão; veja receita

Em tempos de verão e frequência de praia, não faltam oportunidades para comer camarão. Mas, perecível que só ele, é preciso ter alguns cuidados e uma certa dose de atenção na hora de comprar, limpar e preparar o ingrediente. 

Dicas para degustar o crustáceo sem correr riscos de intoxicação:

"O ideal é tomar cuidado desde a hora da compra. Tem pescador que não mantém o camarão pescado no gelo e mascara o cheiro forte do produto que ficou no sol com aditivos químicos".

Compre o camarão "sujo" e limpe em casa. Além de fazer a limpeza de forma mais atenta, certamente a economia será maior.

Melhor que o produto seja congelado já limpo, mas nunca preparado. Um alerta para os exageros no cozimento. "No Brasil é muito comum fazer o camarão supercozido. No exterior, costuma ser cozido levemente e mantido quase cru por dentro. Dá mais crocância e frescor ao ingrediente".

 

Salada de papaia verde com camarão caramelizado

Ingredientes
1/4 de papaia verde
1 colher de café de pimenta dedo de moça picadinha sem semente (aproximadamente 1/4 de pimenta)
1 colher de café de gengibre bem batidinho
1 colher de sopa de Namplá (molho de peixe tailandês)
2 colheres de sopa rasas de castanha de caju picadas
suco de meio limão
coentro rasgado a gosto (pode ser substituído por salsinha, cebolinha ou hortelã)
2 unidades de camarão rosa
1 colher de sopa de manteiga sem sal
150g de açúcar (4 colheres de sopa)
brotos ou flor comestível para decorar

Modo de preparo
Comece a receita limpando os camarões. Tire a cabeça e depois as laterais. A maioria usa o rabo do crustáceo, por isso não arranca o rabo inteiro, somente a carcaça. Depois, com a ajuda de uma faca pequena, faça um corte nas costas do camarão e retire a tripa para higienizar e dar forma ao ingrediente.

Tire a cascas e as sementes do papaia verde e corte em julienne --aquelas tirinhas bem fininhas. Nessa hora, a dica é usar um descascador de legumes para filetar e deixar o papaia fininho, já que a fruta verde é bem dura.

Em uma frigideira em fogo alto, coloque um fio de azeite, uma pitada de sal e frite levemente os camarões. Enquanto isso, em outra panela, coloque o açúcar para fazer o caramelo e mexa de vez em quando.

Espalhe a manteiga sobre um prato para que os camarões não grudem na louça. Quando o açúcar tiver derretido, junte o camarão e mexa. Coloque sobre o prato untado e comece o preparo da salada enquanto espera o preparo esfriar.

Em uma tigela, misture todos os demais ingredientes. Esprema o limão sobre o papaia, acrescente o gengibre picado, a pimenta dedo de moça picada e o coentro rasgado. Regue com o molho de peixe e misture tudo.

Retire o camarão do prato e, com uma faca, retire o excesso de caramelo.

Na hora de empratar, muitos gostam de usar folhas de bananeira para dar um toque rústico e acrescentar cor ao prato. O papaia temperado é colocado no centro e os camarões, um de cada lado.

Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...