Inglaterra cria selo para indicar programas que fazem propaganda disfarçada

Novelas e seriados que fizerem “merchandising” deverão indicar a prática com selo indicativo

Selo acima será exibido antes e durante os programas que praticam propaganda

Selo acima será exibido antes e durante os programas que praticam propaganda

 

Quem acompanha novelas e seriados de TV já deve ter se deparado com cenas como a seguinte: ator chega em casa depois de se exercitar em uma academia, abre a geladeira e puxa um refrigerante ou bebida isotônica cujo rótulo está estrategicamente voltado para a câmera. Consome a bebida e depois faz um ar de satisfação, olhando para o produto.

Pode não parecer, mas isso nada mais é do que propaganda paga. A empresa que produz a bebida pagou à produtora da novela para que seu produto fosse exposto de maneira discreta. Isso tem nome: merchandising ou, em alguns países como a Inglaterra, product placing.

Pois para o órgão inglês responsável pelas regras de inserção de propaganda em programas de TV – o Ofcom – essa prática deve ser exposta de maneira mais clara. O órgão criou uma série de normas para regulamentar o ato, dizendo quando e onde o pode ser usado e, inclusive, que tipo de produto pode usar a prática.

Entre os avanços da regulamentação está a obrigação de que as produtoras de programas televisivos exponham claramente que determinado programa usa da prática. Isso será feito com a exibição de um logotipo (o da foto acima) indicando que a exibição de produtos no programa foi paga por agências e empresas.

O logotipo seria mostrado em três momentos: no início do programa, no início de cada novo bloco após os comerciais e no fim do programa, durante os créditos.

Como complemento, o órgão quer proibir o uso de merchandising em programas infantis além do merchandising de certos produtos, como cigarros e bebidas alcoólicas, em qualquer programa. Também serão proibidos os merchandisings de armas de fogo, jogos de azar e comida ou bebida com altos níveis de gordura, sal ou açúcar.

Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...