Mais tempo para o lazer

Com atividades para todos os gostos, este anexo garante a diversão na casa de praia

Kitty Paranaguá

A fachada frontal permite visualizar o home theater, a área central, onde fica o bar, e a sala de sinuca. Ao fundo, na edificação principal, podemos ver os quartos de hóspedes. O piso da área da piscina recebeu pedra São Tomé (bordas) e fulget (piso externo).

Viver como se a vida fosse um álbum de fotos, uma coleção de bons momentos e histórias inesquecíveis, para, no futuro, folhear as páginas desse álbum e reviver sensações e recordações.Foi para ajudar os proprietários dessa casa de frente para o mar de Búzios a colecionar esses bons momentos que surgiu a ideia de otimizar o espaço externo com uma área de lazer totalmente integrada com a vista, proporcionando um relacionamento íntimo com a natureza que a cerca.

Para desenvolver o projeto, a arquiteta Andrea Chicharo recebeu a solicitação de criar uma área com muitos ambientes, que possibilitassem reunir toda a família e os amigos em diversas atividades. "Os moradores eram um casal com cinco filhos, de diferentes faixas de idades. Então procurei desenvolver espaços que oferecessem atividades para todos, promovendo o convívio e a diversão em família. O anexo conta com ambiente de sinuca, home theater, churrasqueira e bar."

Kitty Paranaguá

De frente para a piscina e a praia, o anexo, com bar/cozinha, área de jogos, home theater e churrasqueira, tem telhado em quatro águas. Os dois ambientes laterais dão simetria ao conjunto. A piscina com fundo infinito é revestida com cerâmica Atlas branca.

Kitty Paranaguá

A varanda posterior fica protegida dos ventos constantes no local. Ao mesmo tempo, grandes janelas de vidro entre a varanda e a cozinha possibilitam o total aproveitamento da vista para o mar. A bancada atende às refeições preparadas na churrasqueira e no forno de pizza.

A casa se estende em paralelo ao mar, permitindo um total aproveitamento da vista de todos os ambientes. "Por isso, as portas de correr em vidro têm dimensões mais largas, possibilitando visualizar o terreno através da edificação. A construção foi projetada com quatro telhados: dois são centrais e dois são simétricos laterais. Por conta disso, a piscina foi centralizada com a edificação", relata a arquiteta.
Andrea explica que o maior desafio foi garantir que a varanda estivesse protegida contra o vento e, ao mesmo tempo, tirasse partido dessa vista espetacular. "Considero como o aspecto mais importante do projeto a piscina com a borda infinita, de frente para o mar. Por sua grande dimensão, ela foi projetada com duas entradas nas laterais, com largos degraus de acesso e, no centro, um espaço para espreguiçadeiras."

Kitty Paranaguá

O anexo de lazer, com uma área central e complementações laterais simétricas, contempla atividades para todos os membros da família. A construção paralela ao mar permite a integração da vista com todos os ambientes.

O objetivo de proporcionar lazer para toda a família também incluía a missão de estender as atividades para o período noturno. Portanto, um projeto de luminotécnica perfeito também foi necessário. "Escolhemos luminárias tipo galpão, de grandes proporções, com lâmpadas incandescentes para as áreas de bar e de sinuca. O restante do anexo recebeu arandelas com luz indireta, que jogam feixes para o forro branco do telhado, refletindo a luz para todo o ambiente. Arandelas tubulares valorizam os pilares, com feixes de luz apontando para cima e para baixo."
O acabamento também foi pensado pela arquiteta para garantir à família um espaço agradável e prático. "Todo o piso interno do anexo recebeu porcelanato branco (60 x 60 cm) para deixar os ambientes bem claros. Na parte externa, optamos por fulget e pedra São Tomé, para que as pessoas não escorreguem", finaliza a arquiteta.

Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...