Pergolados Sempre Floridos - Refúgio Coberto por Flores

Saiba como cuidar das plantas na pérgula
As trepadeiras trazem mais cor ao pergolado. 

Para garantir um bom desenvolvimento das espécies eleitas para formar o pergolado plante-as diretamente no solo. “Em vasos, o crescimento fica limitado”.
A cobertura total de uma pérgula depende do crescimento das espécies escolhidas. As que se desenvolvem rapidamente podem cobrir a estrutura em um ano. Já aquelas que demoram um pouquinho mais, de acordo com o tamanho da estrutura, levam de dois a três anos.
Nesse período, é imprescindível redobrar a atenção e adotar alguns cuidados (que devem ser feitos com frequência). Um deles é a poda – é importante realizá-la no momento correto. Existem três tipos: de formação, quando a planta ainda é jovem, de limpeza, que elimina apenas ramos e folhas secas, e de floração, feita para controlar o volume.
A rega pode variar de acordo com a região e época do ano, mas o ideal é que o substrato permaneça úmido. “Molhe apenas a raiz da planta, de preferência pela manhã ou ao entardecer”.
O modo de fixação na estrutura e a condução (o sentido que ela crescerá) variam de acordo com cada planta. “Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorienses) pode alcançar o topo com a ajuda de um fio de náilon (ela irá acompanhá-lo).
Já a madressilva (Lonicera japonica) sobe naturalmente, sem nenhum truque. Arbustos escandentes necessitam de amarrilhos para se fixarem nas estruturas, como o jasmim-estrela (Jasminum nitidum)”.

Refúgio coberto por flores
Descubra quais são as espécies indicadas para pergolados e deixe a área de lazer mais charmosa
Um refúgio entre o verde. Assim são os pergolados, também conhecidos como pérgulas, que podem ser usados como área de descanso ou espaço de eventos para a realização de refeições ao ar livre, coberto por verde.
Há uma lista extensa de materiais que podem servir de base a plantas que darão vida aos pilares e cobertura. “Madeira, bambu, ferro, tijolo e eucalipto tratado estão entre as opções. Mas o importante é que a estrutura do pergolado combine com o restante da construção”.
O colorido fica por conta das espécies, que devem ser escolhidas de acordo com alguns critérios básicos. “É importante verificar o clima e a atividade que ela irá desempenhar: cobrir um arco para ornamentação, compor um corredor ou apenas fazer parte de um recanto para relaxar”.
Para locais de passagem, a profissional não recomenda o uso de plantas com espinhos e ramos pendentes. “Elas podem atrapalhar a circulação”
A sete-léguas cobre a estrutura e a mantém florida o ano inteiro

As espécies mais indicadas
As trepadeiras são sempre bem-vindas, pois além de belas garantem privacidade a quem está no local. “É possível escolher espécies que fecham o ambiente por inteiro”. Atumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora) é uma das mais usadas por florescer o ano todo e crescer em ritmo acelerado.
“O jasmim-dos-poetas (Jaminum polyanthum), no entanto, é uma boa opção para jardins românticos”. Porém, a campeã de pedidos é a famosa primavera (Bougainvillea glabra), que é eclética e pode ser usada desde os projetos clássicos até os tropicais. “Ela é cultivada em praticamente todas as regiões brasileiras e dá vida ao pergolado”.
As frutíferas também são indicadas. Entre as escolhas, destaque para os pés de maracujá, uva e kiwi. “Além da função ornamental, proporcionam frutos e um colorido a mais. Porém, para que fiquem saudáveis é essencial conduzir seus ramos e realizar as podas em épocas adequadas”.

Evite essas plantas
Chegou o momento de riscar algumas opções da lista. A unha-de-gato (Uncaria tomentosa), por exemplo, é uma delas. “A espécie não proporciona o fechamento necessário e é agressiva às estruturas”.
A alamanda-roxa (Allamanda blanchetti) e a alamanda-amarela (Allamanda cathartica) não devem ser usadas por serem tóxicas. “A ingestão pode causar problemas digestivos e cardíacos”.
Se a pérgula estiver perto de piscinas e calhas, a dica é não apostar em espécies que perdem as folhas com facilidade. “A lágrima-de-Cristo (Clerodendron thomsonae) é um bom exemplo, pois resulta em problemas de entupimentos e sujeira em excesso”.

Veja abaixo  lindos pergolados para ver, e se animar à fazer o seu!


















Fonte das Imagens: © Pinterest
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário