Saiba a importância de valorizar sua marca

Você pode ser lembrado por suas boas características e assim abrir caminho para novas oportunidades

 

Trainees da Ambev são selecionados pelo "brilho nos olhos"

Algumas das características que você nem sabe que tem podem ser o fator principal de sucesso em uma seleção para estágio ou trainee. Imagine se você chegar à etapa final de uma disputa por uma vaga com outro candidato que tem o currículo similar ao seu, mesmas habilidades e um bom desempenho nas fases anteriores. Durante a entrevista decisiva o que será levado em conta para o desempate é a marca pessoal de cada um. No processo mais concorrido do Brasil, que definiu 22 trainees da cervejaria Ambev em 2010, havia 72 mil candidatos inscritos. Esses poucos escolhidos têm mais do que as melhores habilidades, apresentam “brilho nos olhos”, segundo o responsável por essa seleção, Rodrigo Pacca. Não existe uma receita de como formar sua marca pessoal e dessa forma enfrentar melhor a disputa por uma oportunidade. Especialistas no assunto dão algumas dicas de como ajudar nessa estratégia que pode ser importante na definição dos rumos de sua carreira.

O que é uma marca pessoal – Assim como os produtos, você também têm uma marca. Ela é um apanhado de características, hábitos e atitudes lembrados pelas pessoas na hora que pretendem definir como você é. A marca pessoal, também chamada de personal brand, é o que diferencia as pessoas uma das outras, é como elas se destacam. “Desde a roupa que usa, produtos que compra, música que ouve, tudo isso revela uma fotografia sua. Esses rótulos fazem parte de sua vida” A marca pessoal não é um símbolo e sim uma postura.

Importância de uma marca positiva – Não há o certo ou errado nas marcas pessoais, mas algumas estão mais próximas do que as empresas definem como ideais para uma determinada oportunidade profissional. Seja para conseguir a vaga ou uma promoção, a imagem que você deixa nas pessoas será usada para influenciar essa escolha. Uma pessoa é contratada pelo QI, quociente de inteligência, e demitida ou promovida pelo QE, quociente emocional, ou seja pela imagem que se tem dela. “Pesquisas mostram que 70% das demissões levam em conta a postura comportamental e não questões técnicas”. Portanto, um profissional pode nem ligar para o que os seus colegas pensam dele, mas isso pode ser fundamental em seu futuro na empresa.

A hora de pensar em sua marca – Quem primeiro falou em estratégia para sua marca pessoal, ou personal branding, foi o especialista americano em gestão Tom Peters no final dos anos 90. De lá para cá, essa questão já virou treinamento, curso, livros e até disciplina de MBA. O que se sabe é que sua marca é definida durante toda sua vida. Lembre da imagem que você tem de seus colegas de colégio e estará lembrando da marca deles. Pense agora qual imagem que você gostaria que seus atuais colegas de empresa, ou de faculdade, além de professores e chefes, tenham de você daqui a cinco ou dez anos. Para que seja uma imagem positiva que possa ser útil no futuro para uma indicação profissional, vale a pena estabelecer uma estratégia a partir de agora.

 

Cuidados para construir sua imagem

Conheça algumas dicas para a estratégia de marca pessoal e sobre o que pode sabotar seu marketing profissional

Você pode ser autêntico e causar uma boa imagem no ambiente de trabalho. Muitas vezes isso é algo espontâneo, uma característica muito comum em pessoas de sucesso. Ou ainda pode ser fruto de uma estratégia de marca pessoal, ou personal branding. O objetivo de quem tem essa preocupação é ressaltar suas boas qualidades e evitar de ser lembrado pelos colegas de empresa ou faculdade justamente pelos pontos negativos, que todo mundo tem. Especialistas mostram a base para construir uma marca de sucesso e também alguns caminhos para criar essa estratégia, além de alertarem para alguns pontos que costumam prejudicar a imagem de um profissional. Afinal, a valorização de sua marca pessoal pode ser um fator decisivo em sua carreira.

O que define uma marca de sucesso – Um dos especialistas mais conhecidos nesse assunto é o professor e escritor Arthur Bender, autor do livro Personal Branding, Construindo sua Marca Pessoal, que em um ano e meio chegou à quinta edição e é uma das referências nessa área. Segundo ele, existem quatro pilares para formar uma marca de sucesso. O primeiro é que sua marca seja conhecida, afinal “não basta ser bom, você tem de parecer ser bom”. O segundo é que seja diferente, pois “as pessoas costumam se juntar em grupos de iguais e é preciso se destacar”. O terceiro pilar é que a marca tenha relevância, ou seja importante para que esse diferencial o habilite para a vaga ou função que deseja. Por último, Bender diz que a marca tem que ter “qualidade percebida”, ou simplesmente coerência entre o que você quer transmitir e suas atitudes. “A marca de sucesso tem o poder de concentrar tudo isso”.

Sua estratégia de branding – Não há uma fórmula para criar sua marca pessoal. Os especialistas deram algumas dicas que podem ajudar você nesse caminho. Há faculdades que tratam desse assunto em cursos de orientação de carreira. É o caso da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e também do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Ibmec-RJ). Especialistas indicam que usar esses serviços pode ser de grande ajuda. Outro caminho é procurar auxílio de um orientador ou coaching. Se nada disso estiver a seu alcance, seguem algumas orientações dos professores para você montar sua estratégia:

A primeira etapa do personal branding é a autoanálise. Para isso os especialistas indicam algumas perguntas para você se fazer. O ideal é listar, a partir dessa avaliação pessoal, quais são seus pontos positivos e negativos:

  • Consigo trabalhar em equipe?
  • Como é minha capacidade de comunicação oral e escrita?
  • Como é o relacionamento com os colegas?
  • Lido bem com novas tecnologias? E idiomas?
  • Entrego tarefas pedidas no prazo?
  • Como trabalho sob pressão?

A segunda etapa é estabelecer um objetivo. Nos cursos, é o momento de olhar para frente, definir como gostaria de ser lembrado daqui a cinco ou dez anos com base nas características assinaladas na autoanálise.

A última é montar uma estratégia, que consiste em criar formas de destacar as características que são boas e trabalhar para corrigir as demais.

O que pode prejudicar sua imagem – No momento de avaliar como você é lembrado pelos colegas de faculdade ou trabalho, o mais difícil é levantar seus pontos negativos. O professor Kronemberg, do Ibmec-RJ, diz que existem alguns que podem prejudicar sua imagem profissional caso passem a fazer parte de sua marca pessoal. Ele destaca alguns desses sabotadores de imagem mais comuns apontados por alunos dos cursos de orientação de carreira da faculdade:

  • Arrogância
  • Bajulação
  • Falta de ética
  • Falta de planejamento
  • Negativismo
  • Timidez

Redes sociais são locais públicos – Outro ponto destacado pelos orientadores de imagem das faculdades é a exposição na internet. De acordo com a professora Berenice Ring, coordenadora de cursos de branding da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o estudante ou recém formado costuma ter um bom perfil na rede LinkedIn, voltada para profissionais, e se esquece de fazer o mesmo em outras mídias como Orkut, Facebook e Twitter. Ela lembra que algumas informações e comportamentos, mesmo fora do ambiente de trabalho, podem causar um dano na sua imagem na empresa. “Fotos, vídeos e comentários podem ser eternos na internet, ficam lá gravados. É bom evitar se expor muito quando se quer ter uma boa imagem profissional”, afirma. A orientação da coordenadora de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Adriana Gomes, é se lembrar sempre que as redes sociais são locais públicos e que cada vez mais empresas e chefes recorrem a ela para conhecer melhor seus funcionários.

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