São Paulo registra aumento nos casos de virose

Forte calor e chuvas de verão são os principais fatores para a elevação do número de surtos

São Paulo registra aumento nos casos de virose

Depois da Baixada Santista, a cidade de São Paulo também registra aumento nos casos de virose. O forte calor e as chuvas de verão são os principais fatores para a elevação do índice.
De acordo com especialistas, o surto da doença acontece em decorrência do contato das pessoas com águas de enchente e também pelo consumo de alimentos estragados.
Somente nos primeiros 14 dias de fevereiro, alguns hospitais particulares registraram 40% mais casos do que em todo mês de janeiro.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde diz que as ocorrências diminuíram em relação aos registros do mesmo período do ano passado.
Segundo o órgão, os hospitais notificaram à secretaria 22 surtos da doença em janeiro, sendo que, no mesmo período de 2010, foram 41.
É importante ressaltar se considera um surto quando duas ou mais pessoas apresentam sintomas da doença depois de terem sido expostas a mesma fonte de contaminação.

 

Quais os riscos da superbactéria para a população?

No segundo semestre desse ano, os brasileiros foram pegos de surpresa pelo surto da superbactéria. Para esclarecer algumas dúvidas sobre esta doença, que tanto assustou as pessoas, veja a entrevista à Cinthya Cavazzana, médica infectologista do Hospital Beneficência Portuguesa e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia. Neste primeiro bloco, a doutora fala sobre os sintomas e os risco que a superbactéria representa para a população. Confira também a segunda e a terceira parte da entrevista.

 

1ª parte - Jovem Pan Online: Quais os riscos da superbactéria para a população?

2ª parte - Jovem Pan: Uso indevido de antibióticos prejudica o combate à doença

3ª parte - Jovem Pan: Como evitar a contaminação?

 

Leptospirose: cuidado com aumento da incidência

Com o aumento das chuvas, as enchentes e alagamentos que ocorrem em diversas partes do país contribuem para a proliferação de um germe que comumente penetra pela pele dos indivíduos em contato com á água contaminada, a leptospira. A leptospirose é uma das doenças que atingem um aumento gigantesco nessa época do ano. O Dr. Alfredo Salim Helito fala sobre a incidência e o tratamento deste mal. Clique no vídeo e confira!

Jovem Pan Online: Leptospirose: cuidado com aumento da incidência

Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...