Fazer regime por conta própria pode até engordar ao invés de emagrecer


Na luta contra a balança é comum as pessoas fazerem dietas sem a orientação correta. Confira as dicas de uma nutricionista para não errar.



O verão sempre faz muita gente começar uma luta contra a balança. Na busca do peso ideal é comum as pessoas fazerem dieta por conta própria. Mas em muitos casos, além de não conseguirem emagrecer, podem até engordar.
"Tem dieta de tudo quanto é tipo, da proteína, dieta líquida", diz Flávia Zampini, nutricionista.
"Conheço a dieta da sopa, que só come sopa", afirma Lusiane Dalla Fini, comerciante.
"Não adianta passar cinco dias tomando sopa ou líquidos para perder peso. Você vai perder água e ainda vai favorecer um quadro de desidratação, um quadro mais pra frente de anemia e de privação de alguns nutrientes importantes para o nosso organismo", alerta Paula Tonissi, nutricionista.
Além das receitas que prometem ser milagrosas, existem os mitos. Erros cometidos por quem tenta emagrecer por conta própria.
Comer frutas à vontade:
"A fruta ela é muito boa, mas ela tem que ser consumida com moderação, porque ela também é calórica, ela contém açúcares."
Parar de comer à noite:
"A gente pode reduzir a quantidade e reduzir o número de calorias, mas a refeição deve ser feita".
Substituir qualquer queijo, pelo queijo branco:
"Não adianta a pessoa passar a comer queijo branco o dia inteiro, porque ele também tem proteínas, ele também tem gordura. O queijo branco deve ser consumido em torno de 30 gramas".
Exagerar nos produtos light.:
"Ele é reduzido em algum tipo de nutriente, então se você consumir além do número de calorias que você precisa por dia, você também vai engordar".
Uma regra básica que funciona para emagrecer é diminuir os carboidratos. Arroz, batata, macarrão e pão, só devem representar metade de tudo o que você come em um dia.
Para ter uma alimentação equilibrada, o certo é comer cinco ou seis vezes por dia. E nessas refeições distribuir, da maneira que achar melhor, três frutas. Três copos de leite ou derivados, cinco porções de verduras ou legumes e só uma ou duas porções de carne, de qualquer tipo. Água, à vontade, no mínimo oito copos.
Só a reeducação alimentar é suficiente para perder peso, mas o ideal é ter acompanhamento de um médico. "Não adianta também você perder peso e não estar com um aspecto não saudável. Então, depois que você aprende a fazer reeducação alimentar, você consegue manter o peso com um aspecto mais saudável", diz Heloísa de Moraes, jornalista.
Para dar a orientação correta e tirar dúvidas sobre emagrecimento, a nutricionista Ana Paula Tonissi participou de um bate-papo em nosso site. Veja abaixo algumas dicas que ela deu para os internautas:
Dificuldade em emagrecer
Isso acontece por conta do sedentarismo ou da pessoa achar que está fazendo um lanche inocente, mas que não é tão inocente assim. Precisa verificar se o metabolismo não está muito lento. Recomendo que se faça exercícios físico e pode fracionar mais vezes as refeições.
Café da manhã
É a refeição mais importante. Deve ser feito, sim, ou o metabolismo demora para começar a funcionar.
Chá verde
Ajuda um pouco, pois acelera o metabolismo e é diurético, mas não resolve sozinho.
Água
Muitas vezes a gente come por estar com sede, pois o cérebro não distingue. Estando hidratado também diminui alguns sintomas que podem causar fome. Se estiver com fome, tome água antes para ver se não é sede. Água durante as refeições atrapalha na digestão, mas não é isso que vai fazer engordar.
Dietas rápidas
Tudo que perde rápido, você ganha rápido. Para perder um quilo de gordura tem que queimar 9 mil calorias. As dietas drásticas só perdem água. A média fisiológica para perda de peso é de meio quilo por semana.
Barriguinha
Diminuir o consumo de bebida alcóolica e evitar o excesso de carboidratos simples, como açúcar e farinha, e gordura animal.
Hipotireoidismo
O metabolismo fica mais lento e precisa primeiro tratar esse problema com um endocrinologista. Depois entra com uma dieta para reduzir o peso como qualquer outra pessoa.
Salada
A ordem não faz muita diferença, mas recomendamos comer antes para diminuir um pouco o apetite.
Jantar
Deve ser um pouco mais leve, evite carnes gordas e massas.
Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...