Secar roupa atrás da geladeira gasta mais energia? Veja os sete mitos da conta de luz

Saiba como diminuir o valor da sua conta de eletricidade em sete perguntas


Thinkstock/Getty Images
Equipamentos ligados sem motivo causam despesa desnecessária na conta. Tire os plugues da tomada

Falar em economia de energia é falar sobre um sem-número de mitos do nosso dia a dia. Secar roupa atrás da geladeira faz o equipamento gastar mais? Aparelhos ligados na tomada gastam luz mesmo desligados? A lâmpada incandescente é melhor do que a fria ou não?
Um estudo publicado pelo Centro de Pesquisas sobre Decisões Ambientais da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, revelou que boa parte dos americanos tem noções erradas sobre economia energética. Veja as perguntas mais frequentes sobre o assunto e reduza o valor da sua conta. 
1. Secar roupas e panos na parte traseira da geladeira aumenta o consumo?
Verdade. Isso sobrecarrega o aparelho e não apenas aumenta o consumo, como também o risco de causar um choque. Por isso, mantenha essa área livre para a circulação de ar.
 
2. Posso instalar meu ar-condicionado em qualquer parte da casa?

Mentira. Quando colocados em locais com alta incidência solar, os aparelhos de ar-condicionado tendem a aumentar o uso de eletricidade. Por isso, procure instalá-los em um local onde bata menos sol ao longo do dia. Se não for possível, coloque uma proteção sobre ele, sem bloquear as grades de ventilação.
 
3. Fazer emendas no chuveiro elétrico aumenta a conta de luz?
Verdade. Essas adaptações são perigosas e causam aumento do consumo e danos ao chuveiro e à instalação elétrica. Por isso, jamais faça emendas e use sempre resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho.

4. Dispositivos eletrônicos como fax, impressora e até pen drive consomem energia?
Verdade. Esses acessórios muitas vezes ficam ligados sem motivo, o que causa uma despesa desnecessária na conta de luz. Por isso, desligue tudo que não estiver sendo utilizado – inclusive o computador. Tirar da tomada os equipamentos sem uso, do micro-ondas ao carregador do celular, também ajuda.
 
5. Lâmpadas amarelas incandescentes iluminam mais?
Mentira. Uma lâmpada fluorescente convencional de 40 W ilumina mais que uma incandescente de 150 W, além de durar dez vezes mais. Isso sem contar que existem lâmpadas fluorescentes brancas e amarelas.
 
6. É melhor passar as roupas aos poucos do que todas de uma vez?
Mentira. Com isso você fará com que o ferro consuma muita energia para aquecer a cada vez que o ligar. O ideal é acumular todas as roupas e passá-las de uma vez só. Aproveite ainda para passar as peças delicadas no início ou no final do processo, aproveitando enquanto o ferro aquece ou esfria.
 
7. Luz e ventilação naturais são as melhores escolhas?
Verdade. Além de economizar energia com lâmpadas e ar-condicionado, estudos comprovam que pessoas que ficam muito tempo em locais fechados produzem menos e adoecem com mais frequência. Por isso, abra as janelas e deixe a luz e a brisa entrarem.
Gostou das postagens? Que tal compartilhar? Indique!
Clique acima e compartilhe por e-mail, Twitter, Facebook...