Você sabia que assim como as impressões digitais e a íris dos olhos, nossa língua também pode ser usada como forma de identificação?
Isso mesmo: Nenhum ser humano possui uma língua igual a outro. O formato geométrico e a textura fisiológica de cada língua são únicos.
Talvez seja por isso que cada beijo é diferente.
Já pensou se não se renovasse?
A cada 3 ou 4 dias, por exemplo, as paredes internas do nosso estômago são totalmente renovadas. Se não fosse assim ele simplesmente seria digerido, sem remorso algum, pelos nossos ácidos gástricos.
E olha que com certeza o estômago, não se preocupa nem um pouco com a dieta da moda.
Para alguma coisa serve...
Conhecido como inútil, o apêndice tem uma importante função no corpo:
É lá que ficam, em total segurança, as bactérias benéficas – sim. Temos milhões de bactérias no corpo – que evitam surtos de diarreia e ajudam a limpar o intestino.
Um espirro pode ser mais perigoso do que você pensa. Afinal, o deslocamento de ar causado por um simples espirro pode chegar a mais de 160 km/h! Por isso, além de ser um sinal de boa educação, colocar a mão em frente à boca quando se vai espirrar é importantíssimo para evitar situações constrangedoras e infectar outras pessoas com qualquer tipo de vírus que você possa ter. E acredite: Você tem.
Vai uma massagem?
Que a pele é o maior órgão do corpo humano, já sabemos. Mas poucas pessoas pararam para pensar que é nos pés que este órgão é mais espesso.
A pele na sola dos nossos pés chegam a ter 4 mm de espessura.
É nos pés também, que fica a maior quantidade de glândulas sudoríparas. São 500 mil delas e podem produzir uma caneca de suor por dia.
Quem nunca passou por essas?
Incomoda. Incomoda e muito! Mas até os 60 anos de idade, 60% dos homens e 40% das mulheres irão roncar.
Ou seja: não adianta procurar muito com quem dividir sua cama pelo resto da vida. De uma forma ou de outra, algum dia você acordará com um ruído nada agradável do lado de lá.
O ronco “normal” não passa, no entanto, dos 60 decibéis, mas pode chegar até 80 – o que seria o equivalente a uma britadeira no seu ouvido. Sons com mais de 85 decibéis são considerados perigosos à audição humana.
Brilhante
Todos nós temos nossa porção de purpurina. Isso acontece por que o corpo humano brilha. Isso mesmo. Aquele papo de luz interior pode até ser bobagem, mas a luz exterior realmente existe.
Acontece que a intensidade deste brilho é tão fraca que não consegue ser captada por olhos humanos. Isto ocorre devido a reações químicas no corpo.
Estar “morto de sono” pode ser muito mais que somente uma expressão.
Nosso corpo pode ficar semanas sem comer, mas não mais que 11 dias sem dormir. Alguém que chegue a este ponto com certeza irá despencar de sono e dormir.
Por que quando rimos demais começamos a chorar?
Algumas pessoas possuem terminações nervosas diferentes no rosto. Com isso, quando riem um conjunto de nervos acaba estimulando a glândula lacrimal. Tanto os nervos quanto as glândulas lacrimais estão posicionados no sistema nervoso parassimpático, responsável por estimular atividades relaxantes em glândulas e músculos.
IGUAIS E DIFERENTES:
Do lado de fora, somos bastante diferentes no que se refere à cor da pele e dos cabelos, à estrutura física, à altura. Internamente, porém, parecemos verdadeiros gênios. Centenas de ossos, quilômetros de veias e trilhões de células, trabalham em conjunto para por essa máquina em funcionamento.
AS ENGRENAGENS DA MÁQUINA:
Articulações ou junturas: Permitem que os ossos se movimentem em diferentes direções.
Células: Todos os seres vivos são formados por minúsculas partículas chamadas células. Elas executam as principais tarefas para manter-nos vivos, como transportar oxigênio (glóbulos vermelhos), tomar conta do nosso reservatório de energia (células de gordura), enfrentar as doenças (glóbulos brancos) ou eliminar detritos. O óvulo é a maior célula humana. Existem 26 bilhões d células num recém-nascido e 50 trilhões num adulto.
Glândulas: Fabricam substâncias que ajudam o corpo a funcionar. Exemplos: as glândulas salivares produzem 1,2 litros de saliva diariamente. Já as glândulas endócrinas produzem hormônios que dizem às diferentes partes do corpo quando elas devem trabalhar.
Ligamentos: Estruturas de tecido fibroso que unem as articulações.
Músculos: Responsáveis por todos os movimentos voluntários (como andar) e os involuntários (como os batimentos cardíacos). O bíceps que comanda os braços é o mais potente deles. Temos 639 músculos.
Tendões: Fazem a ligação entre os músculos e os ossos.
Vísceras: São os órgãos que ficam nas cavidades do tórax e abdômen, como os pulmões, o fígado (o mais pesado do corpo), os rins, o baço, o estômago e os intestinos delgado e grosso.
PELE:
A pele é o maior órgão do corpo humano. Num adulto médio, ela tem 2 metros quadrados de extensão. Sua espessura varia de meio a seis milímetros, dependendo da área em que se encontra. Corresponde a 16% do peso total do corpo. Funciona como uma capa que protege os órgãos internos. Ela é composta por:
- EPIDERME: é a camada que pode ser vista, formada por células mortas ou prestes a morrer.
- DERME: Fica logo abaixo da epiderme e contém a raiz dos pêlos, terminações nervosas e vasos sanguíneos, além do colágeno, que dá elasticidade à pele.
- HIPODERME: Região que apresenta as gorduras, veias e músculos.
GRAUS DE PERIGO:
- QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU: São superficiais e atingem somente a epiderme. A área fica bem vermelha e arde, mas normalmente sara em poucos dias. É o caso do bronzeamento de sol.
- QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU: Afeta toda a pele, menos a hipoderme. Geralmente formam bolhas. As feridas demoram mais a cicatrizar e podem deixar marcas. Podem ser causadas pela exposição demasiada ao sol, por água quente e mesmo pelo atrito produzido por um sapato novo.
- QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU: Produzem lesão em todas as camadas da pele e alguns tecidos. A área ao redor da queimadura não dói, pois esse ferimento destrói as células nervosas. Sua coloração é enegrecida e os ossos ficam expostos. A vítima pode entrar em choque. Podem ser provocadas por fogo e ácido.
OSSOS:
O corpo de um recém-nascido tem trezentos ossos. Em um adulto, esse número baixa para 206. Isso acontece porque ao longo da vida, alguns ossos se fundem e formam um só.
O fêmur é o osso mais comprido do corpo humano. É o que fica na coxa. Numa pessoa de 1,80 metros, ele tem cerca de cinqüenta centímetros. O menor osso, o estribo, fica dentro do ouvido e mede 0,25 centímetros.
Os ossos representam 14% do peso total do corpo humano.
O desenvolvimento do esqueleto humano se completa aos 22 anos. No macaco ele vai até os 12 anos.
CORAÇÃO:
O coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, dá oito batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto.
Em um minuto, o coração lança cinco litros de sangue em todo o corpo. Ele é uma bomba que movimenta quatrocentos litros de sangue por hora. Tem dois movimentos: SÍSTOLE E DIÁSTOLE. A sístole, quando ele se contrai, se encarrega da distribuição do sangue. O coração descansa durante a diástole.
Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. É dividido em quatro partes: Dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrículos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.
O CÉREBRO:
Além de ser o responsável pelo raciocínio, o cérebro controla todas as reações do ser humano. Por meios dos nervos, os órgãos dos sentidos enviam ao cérebro mensagens de todas as partes do corpo. Aí o cérebro manda sinais para os músculos e as glândulas. Um exemplo: Quando uma pessoa queima o dedo, a dor é um aviso que o tato envia ao cérebro. Ele transmite outro sinal aos músculos, que reagem, retirando a mão de perto do fogo. Essas mensagens do cérebro viajam há 385 km por hora, muito mais rápido que um carro de Fórmula 1.
O cérebro de um adulto pesa em média, 1,4 quilos (2% do peso do corpo). Mas ele exige 25% de todo oxigênio usado pelo corpo.
QUAL É O SEU QI?
Existem vários testes para medir a inteligência de uma criança. O Teste Terman é o mais usado. Apresenta uma série de tarefas cuja execução pode dar uma mostra de todas as funções intelectuais importantes nas diferentes faixas etárias. Para um menino de cinco anos, as tarefas são:
Completar o desenho de um homem, fazer dobraduras com um pedaço de papel, definir o que é uma bola, um chapéu e um fogão, copiar a lápis um quadrado impresso na folha do teste, repetir frases de memória e descrever objetos que viu enfileirado numa mesa.
Quem resolve, por exemplo, problemas que pelo menos metade das crianças de nove anos acerta terá uma idade mental de nove anos. A idade mental é dividida pela idade cronológica e multiplicada por 100. Temos aí o QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA, o QI.
Quando a criança é normal, seu QI é 100. Quem apresenta um QI superior a 130, já pode ser considerado um minigênio. Apenas uma criança em cada duzentas tem um QI superior a 130 ou inferior a 70. O QI de metade das crianças está na faixa entre 90 e 110
SANGUE:
Uma pessoa normal possui cerca de cinco litros de sangue, representando até 7% de seu peso. Ele é vermelho-vivo nas artérias e vermelho-escuro nas veias. São 96500 km de veias e artérias.
O sangue retirado do corpo coagula-se em seis minutos.
Em um minuto o sangue circula por todo o corpo. Essa viagem fica mais rápida ao praticarmos exercícios físicos. Quase um litro de sangue passa pelo cérebro nesse período.
Para quem vive ao nível do mar, uma gota de sangue contém 5 milhões de glóbulos vermelhos (ou hemácias). Em habitantes de regiões mais altas, esse número aumenta para 7 milhões. Eles transportam o oxigênio da respiração pelo corpo. O organismo destrói perto de 1 trilhão de glóbulos vermelhos por dia.
Nessa mesma gota, temos 9 mil glóbulos brancos (ou linfócitos). Eles formam o sistema imunológico, encarregado de defender o organismo contra os invasores. Existem ainda de 250 mil a 500 mil plaquetas sanguíneas. Ao ocorrer uma lesão num vaso, elas se juntam e constroem uma barreira para evitar a hemorragia.
Existem 10 bilhões de vasos capilares no corpo humano. É a esses vasos que os glóbulos vermelhos transferem o oxigênio que transportam para as outras células ao redor.
A temperatura do sangue no coração é de 38,8 graus. No fígado ela aumenta para quarenta graus.
A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz duzentos mililitros de sangue por minuto.
O sangue do tipo O é conhecido como DOADOR UNIVERSAL. Ele pode ser injetado em qualquer pessoa. Mas quem tem esse tipo de sangue só pode receber transfusões do tipo O. Já o sangue A B é o RECEPTOR UNIVERSAL.
A AORTA é a maior artéria do corpo. Mede cinco centímetros de diâmetro e distribui o sangue a todas as partes do coração. Já a CARÓTIDA é uma importantíssima artéria que leva o sangue até a cabeça.
Ouvido:
NÍVEL DE DECIBÉIS: | |
RUÍDO. | DECIBÉIS. |
CASA SOSSEGADA. | 20. |
MURMÚRIO. | 30. |
MÚSICA BAIXA. | 40. |
CONVERSA EM TOM NORMAL. | 60. |
TELEVISÃO. | 65. |
RESTAURANTE. | 70. |
TRÁFEGO INTENSO. | 80. |
ESQUINA MOVIMENTADA. | 93. |
WALKMAN NO VOLUME MÁXIMO. | 110. |
BUZINA. | 110. |
BRITADEIRA. | 110. |
SHOW EM ESTÁDIO. | 120. |
GRITO DE UMA CACATUA. | 120. |
AVIÃO A JATO DECOLANDO. | 130. |
TIRO. | 140. |
A exposição prolongada a ruídos superiores a 85 decibéis provoca perda gradativa da audição. Quem fica exposto a um som dessa intensidade por mais tempo do que indica o quadro a seguir está comprometendo sua audição.
DECIBÉIS. | HORAS. |
85 DB. | 8 h. |
90 DB. | 4 h. |
95 DB. | 2 h. |
100 DB. | 1 h. |
105 DB. | 30 MIN. |
110 DB. | 15 MIN. |
115 DB. | 7 MIN. |
Para medir o grau dos ruídos, os técnicos usam um aparelho chamado decibelímetro.
A LEI DO SILÊNCIO prevê que entre as dez da noite e às sete da manhã não se ultrapasse o nível de cinqüenta decibéis.
MARTELO, BIGORNA E ESTRIBO são os nomes dos ossinhos do nosso ouvido. A cera do canal auditivo desempenha um importante papel de defesa do ouvido. Ela detém as sujeiras e os pequenos insetos que desejam entrar em suas cavidades.
DENTES:
Um adulto tem normalmente 32 dentes, dezesseis em cada maxilar. Os quatro incisivos, localizados bem na frente, cortam pedaços de comida não muito duros. Junto deles, estão os dois caninos, um de cada lado. Por serem pontiagudos, servem para cortar e perfurar. Os incisivos e os caninos preparam uma quantidade de alimento para entrar na boca. A tarefa seguinte fica para os quatro pré-molares e os seis molares. Além de cortar, esmagam e trituram a comida.
Entre os seis meses e os três anos, toda a dentição temporária, também chamada DE LEITE, está formada. Ela é trocada dos seis aos onze anos. O último a cair é o segundo molar. O siso, terceiro molar, costuma aparecer aos 21 anos; por isso, ficou conhecido como DENTE DO JUÍZO.
Mascar chiclete por mais de vinte minutos num dia cansa a mandíbula e pode estragar os dentes. Mascar chiclete sem açúcar por alguns minutos, entretanto, estimula a secreção da saliva e ajuda a limpar os dentes.
MISTÉRIOS DO CORPO:
Por que as pessoas gaguejam?
O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por fatores psicológico problemas no relacionamento familiar, ciúme, insegurança ou ansiedade ou fatores físicos, complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro.
O que é coma?
O paciente perde completamente a consciência, não tem reações nervosas ao estímulo externo. Os comas mais profundos, que podem durar anos, são causados pela escassez ou inexistência de oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis. Uma pessoa sem oxigênio perderá os sentidos em trinta segundos e entrará em coma depois de um minuto. A morte cerebral indica que a pessoa está desenganada, mesmo que o coração continue batendo.
Por que enjoamos em alto-mar?
O sistema nervoso autônomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço da embarcação, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigens, contração do estômago e secreção dos sucos gástricos, provocando mal-estar e vômito.
Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o sol?
Essa reação chama-se reflexo cruzado. Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem doze pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comanda a contração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.
Quais são as causas do ronco?
É uma obstrução parcial das vias respiratórias, que pode ocorrer em razão de um desvio do septo nasal, de rinites ou sinusites. A obstrução relaxa os músculos do tórax, o que induz à abertura involuntária da boca. O ar, entrando na boca, encontra resistência à sua passagem na língua, na úvula (a campainha) e nas amígdalas. Por isso, vibra e faz aquele barulho de britadeira.
O que é sonambulismo?
Ele é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais freqüência entre crianças de três a dez anos. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono mais profundo para um mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua dormindo. O sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo.
VIDA SEXUAL:
Um homem produz mil espermatozóides por segundo. Já a mulher nasce com seu estoque definitivo de 400 mil óvulos, perdendo mil a cada menstruação.
Numa relação sexual, o homem produz 200 milhões de espermatozóides. Durante a ejaculação, o esperma viaja a uma velocidade de mais de 10 km por hora e sai a uma temperatura de 36 graus. Os batimentos cardíacos podem ser de até 150 por minuto.
O espermatozóide é uma célula minúscula que mede cinco milésimos de milímetros.
Quando está dormindo, o homem tem três ou quatro ereções por noite, cada uma durando de cinco a vinte minutos.
FIO DE CABELO:
Uma pessoa normal tem de 120 mil a 150 mil fios de cabelo na cabeça.
O cabelo cresce cerca de vinte centímetros por ano, mais rapidamente no verão e à noite do que no inverno e durante o dia. Depois de três anos, o fio de cabelo será substituído por outro, que nasce no mesmo poro. A testosterona, um hormônio masculino, estimula a secreção da glândula sebácea à qual o fio de cabelo está ligado, diminuindo sua vida média e acentuando a queda. Por isso, a calvície atinge principalmente os homens.
Os cabelos são tão firmes na cabeça que suportariam um peso de oitenta quilos. Uma trança agüentaria entre duzentos e trezentos quilos.
PISCANDO E PISCANDO:
Um homem adulto pisca os olhos 24 vezes por minuto. Entre os cinco e dez anos, esse número é quatro vezes menor. Os cachorros e gatos piscam apenas duas vezes por minuto. As pálpebras funcionam como limpadores de pára-brisas. O piscar lava os olhos, espalha e mistura o líquido lacrimal. Quando se está muito cansado, o número de piscadelas pode subir para quarenta. Durante a leitura pisca-se menos. É possível tentar ficar sem piscar por alguns minutos. O limite geralmente é quatro minutos.
Cada piscadela dura apenas cinqüenta milésimos de segundo. Considerando as 24 piscadelas, portanto, ficamos 1,2 segundos sem ver a cada minuto. Ao chegar aos setenta anos, um homem não enxergou por um período correspondente a 21 dias.
A INFLUÊNCIA DAS CORES:
S | H | A | L | O | N |
As cores podem interferir no estado de espírito das pessoas. Veja como:
VERMELHO: Estimula a circulação sanguínea e abre o apetite. Desperta o senso de competitividade e é, portanto, ideal para práticas esportivas.
VIOLETA: Acalma o coração, diminui o medo e a angústia.
AZUL: Relaxa os músculos e favorece a meditação. Em roupas, aumenta a tranqüilidade, mas seu uso constante pode acabar gerando preguiça.
AMARELO: Estimula o funcionamento do cérebro. Ativa o sistema nervoso, o aparelho digestivo e o tônus muscular.
LARANJA: Combate o cansaço, melhora a respiração e aumenta o otimismo. Nos trajes, segundo os hindus, favorece o desempenho sexual.
VERDE: Reduz a tensão, ajuda na recuperação de infecções e na solução de problemas emocionais. Ótimo para os períodos de crise.
ESTÁ NA HORA DE DORMIR:
Quando se dorme, se perde os sentidos na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. O tato é o sentido que desperta ao mais leve toque sobre a pele. Ele é o vigia do corpo adormecido. Na hora de acordar, os sentidos voltam nessa ordem: tato, audição visão, paladar e olfato.
O período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de aproximadamente doze dias. Napoleão Bonaparte dormia quatro horas por noite, enquanto Albert Einstein precisava de dez horas de sono.
OS ESTÁGIOS DO SONO:
O ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos podendo chegar a 120 minutos. Ele se repete durante quatro ou cinco vezes enquanto se dorme.
PRIMEIRO ESTÁGIO:
Começa com uma sonolência. Dura aproximadamente cinco minutos. A pessoa adormece.
SEGUNDO ESTÁGIO:
A pessoa já dormiu, mas ainda não profundamente. Dura em torno de quinze minutos.
TERCEIRO ESTÁGIO:
É hora de entrar num repouso mais profundo. Outros cinco minutos.
QUARTO ESTÁGIO:
São quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (cinco minutos) e ao segundo estágio (mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.
REM:
Significa RAPID EYES MOVEMENT (movimentos oculares rápidos). É o estágio em que sonhamos e nossos olhos se movimentam rapidamente. Duram cinco minutos.
- O tamanho médio do pênis é três vezes o comprimento do polegar.
- O fêmur é mais forte que concreto.
- O coração da mulher bate mais rápido que o do homem.
- Existe aproximadamente um trilhão de bactérias em cada pé.
- As mulheres piscam duas vezes mais que os homens.
- Seu corpo utiliza mais de 300 músculos para manter o equilíbrio quando está parado em pé
Por que piscar?
Piscamos em média 25 mil vezes por dia. Precisamos disso para espalhar lágrimas pelos olhos que devem sempre estar úmidos e lubrificados para se protegerem de corpos estranhos como a poeira. Por dia um adulto produz de 1 a 2 litros de lágrimas.
Quantas vezes trocamos de pele?
As células se renovam a cada 20 ou 30 dias. Ou seja, ao longo da vida “trocamos” de pele mais ou menos mil vezes!
Sangue ou Espermatozóide: Quem é mais rápido?
O Espermatozóide se move a cerca de 50 km/hora. Já o Sangue, na aorta ao sair do coração se move a incríveis 108 km/h. Para completar o grid da corrida temos o Espirro que alcança 150 km/h. Mas o vencedor é o Impulso nervoso que chega a impressionantes 360 km/h!
Qual a produção diária de puns? ._.
Por volta de 1 a 1,5 litros. A maior parte é de gases que engolimos ao falar ou comer. Ele vai até o estômago que pode devolvê-lo pela boca na forma de arroto ou segue para o intestino.
As unhas dos pés e das mãos crescem na mesma velocidade?
Não. As da mão crescem quatro vezes mais rápido do que as dos pés.
Curiosidades do Corpo Humano
OUVIDOS
• O estribo, um dos ossículos internos do ouvido, mede cerca de 2/3 cm
• O tímpano é mais ou menos do tamanho da unha do dedo mínimo
• No percurso do tímpano ao estribo a pressão da onda sonora é aumentada 20 vezes, de modo a estimular as células ciliares situadas no caracol
PELE
• Num único centímetro de pele existem:
—65 pequenos músculos ligados a outros tantos pêlos;
—70 receptores do calor;
—15 receptores do frio;
—100 glândulas sebáceas;
—Mais de 500 glândulas sudoríparas;
—dezenas de milhões de células
• A pele é o órgão mais pesado do corpo: a de um adulto pesa entre 4 e 9 Kg
CABELOS
• Diariamente, perdemos cerca de 80 cabelos
• O homem tem cerca de 5 milhões de pêlos no seu corpo
• Os pêlos das pestanas renovam-se de 6 em 6 meses
ESTÔMAGO E INTESTINO
• A comida pode permanecer no estômago entre 2 a 5 horas
• O intestino tem cerca de 7 metros de comprimento
• Um adulto come cerca de 500 Kg por ano
SANGUE O CORAÇÃO
• Se pudéssemos seguir o percurso de uma gota de sangue, vê-la-íamos passar pelo coração mais de 1000 vezes por dia
• O coração bate num dia mais de 100 mil vezes
• O sistema circulatório contém 4,5 litros de sangue
• O coração de um recém-nascido bate entre 130 e 140 vezes num minuto; o de um adulto, entre 60 e 80 vezes
• Um milímetro cúbico de sangue contém cerca de 5 milhões de glóbulos vermelhos.
RINS E BEXIGA
• Os rins depuram diariamente quase 500 litros de sangue
• O organismo produz cerca de 1 litro de urina por dia (a quantidade varia consoante os líquidos ingeridos)
• Os rins têm 12 cm de comprimento e 5 cm de largura
• A bexiga pode conter até 300 mililitros de urina
MÚSCULOS
• Os músculos podem representar 40% do peso do corpo humano
• Só no rosto estão em atividade mais de 40 músculos que utilizamos para assumir as diferentes expressões
• Para rir usamos cerca de 20 músculos
UNHAS
• Se não forem cortadas, as unhas podem atingir 30 cm de comprimento
• As unhas das mãos renovam-se completamente em 6 meses
FETO
• Nos Primeiros três meses as células do embrião aumentam 2,5 milhões de vezes
• O cordão umbilical tem cerca de 50 cm de comprimento e entre 2 e 2 cm de largura
Mais:
1. É impossível espirrar com os olhos abertos.
2. O músculo mais potente do corpo é a língua.
3. É impossível suicidar-se parando a respiração.
4. Os nossos olhos são sempre do mesmo tamanho, desde o nascimento, enquanto que as orelhas e o nariz nunca param de crescer.
5. É impossível lamber o cotovelo.
6. O suor não tem odor. São as bactérias da pele que criam o cheiro.
7. Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.
8. Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.
9. Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicadas, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.
10. A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.
11. O crânio tem 29 ossos.
12. As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.
13. Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.
14. 15 vezes ao dia é o número médio de vezes que um adulto normal dá risada. No entanto uma criança ri em média 400 vezes por dia.
15. 4 kg é o peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.
16. Uma pessoa normal tem á volta de 1460 sonhos por ano.
17. Todos nós temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206.
18. A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.
19. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que duraram 57 anos.
20. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.
21. O intestino delgado mede entre 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é 3 vezes mais largo.
22. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.
23. O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecido e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.
24. Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.
25. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.
26. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.
27. Você fala sem pensar? Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!
28. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa 11 quilos.
29. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.
30. Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.
OUTRAS CURIOSIDADES:
1. As unhas crescem um centímetro a cada 28 dias. O crescimento é mais rápido na mão direita. As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido do que as unhas dos pés.
2. A coluna vertebral tem 33 vértebras.
3. Os dois pulmões têm 300 milhões de alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas. Se pudessem ser espalhados pelo chão, eles cobririam uma quadra de tênis.
4. O nariz pode perceber até 6850 cheiros diferentes.
5. Frequência média de respiração de uma pessoa sentada: catorze a dezoito vezes por minuto.
6. O horário de maior frequência de ataques cardíacos é das seis da manhã ao meio dia.
7. Um ser humano inspira seis litros de ar por minuto. Isso é suficiente para encher, em média, três bexigas.
8. A água constitui 70% do corpo humano. Ela é responsável pela metade do peso do corpo. Dentro dele, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais, lubrificam tecidos e articulações conduzem glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.
9. As impressões digitais formam-se de seis a oito semanas antes do nascimento. Elas nunca são iguais.
10. A temperatura do corpo não permanece ao redor de 37 graus o dia todo. Ela sobe para 37,2 graus por volta das cinco ou seis horas da tarde e cai gradativamente para 36 graus no meio da madrugada.
11. A capacidade média do estômago de um adulto normal é de dois litros de alimentos, mas esse órgão pode se contrair ou se dilatar, como uma sanfona, de acordo com a necessidade.
12. É necessária uma exposição de aproximadamente um décimo de segundo para que uma boa imagem se estabeleça na retina. Os filmes são exibidos a uma velocidade de 24 quadros por segundo, rápida demais para os seres humanos distinguirem uma imagem isolada. As imagens se misturam umas às outras, dando a ilusão de movimento na tela.
13. As quatro zonas de sensibilidade da língua são:
AMARGO: Fundo;
AZEDO: Laterais do fundo;
SALGADO:
DOCE: Frente.
14. As crianças têm mais capacidade de perceber sabores do que os adultos. Elas contam com um terço de células gustativas a mais.
CORPO HUMANO
O nosso cérebro é constituído por mais de 10 mil milhões de células nervosas e pesa 1,5 Kg! É o órgão mais extraordinário que temos! Ele controla e regula todos os processos inconscientes, tais como a respiração ou a frequência cardíaca, e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. É o local da consciência, pensamento e criatividade!
Como é que o cérebro comunica com o corpo?
Diferentes partes do cérebro executam diferentes tarefas. Algumas partes recebem mensagens dos órgãos sensoriais, enquanto que outras controlam o equilíbrio e a coordenação muscular. Há outras partes ainda que regulem a fala, as emoções, as memórias, movimentos básicos e cálculos complexos. Podes pensar que é no coração que sentes as emoções, na realidade, elas são sentidas no cérebro. Podes pensar que são as tuas pernas que te levam onde queres, mas na verdade é o teu cérebro que dá instruções aos músculos para fazerem as pernas moverem-se. São os olhos que recebem a luz e projetam as imagens na retina, mas aquilo que vemos é processado pelo cérebro.
O cérebro humano é diferente do dos outros animais?
O cérebro humano é mais complexo do que o de qualquer animal na Terra! Por quê? Em comparação com o tamanho do corpo, o nosso cérebro é bastante grande, o que não acontece com mais nenhum outro animal. Durante o crescimento, o cérebro vai ficando enrugado. Se ele não enrugasse e crescesse normalmente, ficaria do tamanho de uma almofada!
O cérebro está dividido em duas partes (hemisférios). O lado esquerdo controla o lado direito do corpo; e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo.
O cérebro de um recém-nascido cresce quase 3 vezes o seu tamanho durante o primeiro ano! Os humanos têm o cérebro mais complexo de qualquer criatura na Terra.
O cérebro humano é o que possui mais pregas de todos os seres vivos. Por isso, se o estendêssemos, mediria aproximadamente 2 metros, enquanto que o cérebro de um gorila, apesar de ter o mesmo peso, só mediria uma quarta parte do tamanho do cérebro humano.
Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!
Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.
1,4 kg - O peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.
O cérebro possui 12 milhões de células nervosas (neurônios).
Os impulsos nervosos podem ser transmitidos pelos nervos ou pelas fibras musculares a uma velocidade superior a 320 km/h.
A hormona denominada corticosterona, que é segregada em momentos de ansiedade, é a responsável pelas repentinas perdas de memória. Esta hormona bloqueia a recuperação de informação até uma hora depois de terminar a situação de tensão. Isto explicaria, por exemplo, que alguns estudantes fiquem em branco nos exames. Ao acalmar, o cérebro recupera de novo os dados.
Boa parte das imagens que vemos é processada nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, captando apenas as imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demoraria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel a andar a 40 Km/h seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira.
Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.
Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.
Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.
O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.
A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.
O corpo humano precisa de cerca de 6 mil nomes para que todas as suas partes macroscópicas sejam descritas. Existem órgãos que têm nomes epónimos (termos que levam o nome do cientista que primeiro descreveu o órgão). Muitos epónimos têm nomes diferentes consoante o país em que se está como o ligamento inguinal, na virilha. Ele é chamado de ligamento de Falópio pelos italianos conterrâneos de Falópio e de ligamento de Poupart pelos franceses. A ciência moderna quer acabar com os hipônimos e com outros nomes menos científicos e decidiu dar novos nomes a esses órgãos:
NOME VELHO | NOME NOVO |
Dedão do pé | Dedo grande do pé ou halux |
Dedo mindinho | Dedo mínimo ou 5º dedo |
Maçã do rosto | Zigoma |
Maxilar inferior | Mandíbula |
Pelos das axilas | Hircos |
Pelos do nariz | Vibrissas |
Pelos das orelhas | Trageos |
Maçã-de-adão | Proeminência laríngea |
Trompa de Eustáquio | Tuba auditiva |
Tendão de Aquiles | Tendão calcâneo |
As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo a dormir.
Os Humanos são os únicos primatas que não têm pigmentação na palma das mãos.
Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sanguíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.
A superfície da pele mede 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 kg.
Cerca de 321.000 km de vasos transportam o sangue por todo o corpo de um adulto.
Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.
Existem 5 milhões de glóbulos vermelhos e 10 mil glóbulos brancos em cada gota de sangue.
Os bebês conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.
Um verdadeiro mestre Faquir pode fazer coisas muito mais espetaculares do que suportar os pregos existentes no seu colchão. Ele pode, por exemplo, fazer com que metade da sua palma da mão aqueça 10 graus a mais do que a outra metade, pode parar o coração durante certo tempo, ou pode reduzir os seus sinais vitais até ao mínimo entrando num estado parecido à hibernação de alguns animais.
Existem vários tipos de amnésia. A amnésia retrógrada é a mais rara, apesar de ser a mais cinematográfica. Neste tipo de amnésia, o indivíduo não se lembra de nenhum aspecto da sua vida antes da ocorrência da lesão. Por outro lado, na amnésia anterógrada, a mais comum e grave, o indivíduo recorda-se do seu passado, mas não consegue aprender nada de novo.
Durante o tempo que demoraste a ler esta frase 50.000 células do teu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas.
Em 21 de Novembro de 1997, os cabelos de Hoo Sateow foram desenrolados e medidos. O comprimento do seu cabelo chegava aos 5.15 metros. Este é, oficialmente, cabelo mais comprido do mundo. No entanto, em segundo lugar, aparece o seu irmão Yee com 5.00 metros de cabelo. Ajudados pelos vizinhos da aldeia, os dois irmãos lavam os cabelos uma vez por mês com detergente e água. Hoo começou a deixar crescer o cabelo em 1929, quando tinha 18 anos de idade. Antes disso, nesse mesmo ano, cortou o cabelo e ficou gravemente doente, o que o levou a dizer que nunca mais cortaria o cabelo... E assim foi até hoje.
A barba mais longa media 1.83 metros e pertencia ao indiano Shamsher Singh. A medida foi feita desde o queixo até à ponta da barba, em 18 de Agosto de 1997.
Um adulto médio produz cerca de meio litro de gás flatulento por dia, resultando numa média de 14 ocorrências flatulentas por dia.
Se uma pessoa usar "headphones" durante mais de uma hora, o número de bactérias do ouvido aumenta 700 vezes.
A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros uma décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue a correr nas suas veias e artérias.
O que fazem os músculos?
Os músculos permitem fazer movimentos. Os músculos movem-nos. Sem músculos seriamos incapazes de abrir a boca, falar, andar, falar, ou até mesmo digerir a comida. Não conseguiríamos mover nada dentro ou fora do nosso corpo. De fato, sem músculos, não conseguiríamos viver muito mais do que alguns minutos.
Quantos músculos temos?
Em média, 40% do peso do corpo estão nos músculos. O corpo humano tem mais de 630 músculos. Os músculos não puxam, eles empurram. Você pode se perguntar: se os músculos não puxam, como é que eu consigo mover os dedos para trás e para frente? A resposta? Os músculos funcionam aos pares. Deste modo há sempre um músculo que fazendo um movimento inverso ao outro.
Como é que os músculos se movem?
As células que constituem os músculos fazem movimentos de contração e relaxação. Pequenas fibras microscópicas nestas células contraem-se deslizando umas ao lado das outras, tal como quando abrimos e fechamos uma porta de correr. As células dos músculos usam a energia química proveniente dos alimentos para poderem fazer estes movimentos. Sem alimentos, e alguns tipos de nutrientes, os músculos não seriam capazes de obter a energia para se moverem.
Alguns músculos são chamados "voluntários", ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários. E como é que estes músculos se movem? Eles movem-se através de sinais provenientes de alguns nervos e, em alguns casos, do cérebro.
Temos mais de 30 músculos faciais que nos permitem realizar expressões tais como: surpresa, alegria, tristeza ou choro.
Os músculos dos olhos são os que mais trabalham. Estima-se que eles se movam mais de 100.000 vezes por dia.
Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.
Para dizer uma única palavra, usamos 70 músculos.
O menor músculo do corpo é o estapédio, que fica na cavidade do tímpano, no ouvido médio.
Porque é que precisamos respirar?
Todas as células do nosso corpo precisam de oxigênio. Sem ele, elas não se conseguiam mover, reproduzir, e transformar a comida em energia.
Como é que respiramos?
A respiração é feita com a ajuda do Diafragma e outros músculos do peito e do abdômen. Estes músculos aumentam literalmente o espaço e a pressão dentro do nosso corpo para permitir a respiração. Quando o diafragma desce, não só deixa mais espaço para os pulmões se expandirem, mas também baixa a pressão do ar dentro do corpo. Inspiramos o ar do exterior, que tem uma pressão maior. O ar expande os pulmões como se fossem dois balões. Quando o diafragma relaxa, a cavidade torácica volta ao seu tamanho normal. Os músculos apertam as costelas e os pulmões para expelir o ar.
Tudo começa no nariz
Inspiramos cerca de 20 vezes por minuto. Quando o fazemos, inalamos o ar através da cavidade nasal, onde ele é filtrado, aquecido e umidificado. De seguida, passa pela garganta. Curiosamente, o esôfago (onde entra a comida) está na parte da frente da garganta, e a traquéia (onde passa o ar) está na parte de trás. Quando comemos, existe um 'alçapão' - a epiglote - que tapa a traquéia de modo a que a comida não entre para os pulmões.
O ar tem um longo caminho a percorrer até chegar aos pulmões. Vai descendo pela traquéia, passando pelas cordas vocais até se dividir em dois tubos que o levam a cada um dos pulmões. Dentro dos pulmões, os tubos, chamados brânquias, dividem-se em tubos ainda menores, tais como os ramos de uma árvore. No final destes tubos, existem milhões de bolhas ou sacos minúsculos chamados alvéolos. Se espalhássemos os alvéolos de um adulto eles dariam para cobrir uma área de um terço do tamanho de um campo de tênis.
O que fazem estes sacos?
Eles ajudam a realizar uma tarefa mágica. Os sacos levam o oxigênio que inspiramos até à corrente sangüínea. Eles trocam o ar por produtos que não sejam necessários, tais como o dióxido de carbono, que não pode ser usado pelas células.
Como é que acontece esta troca?
Com a ajuda dos glóbulos vermelhos que funcionam como caminhões de uma empresa de mudanças. Eles aparecem junto dos alvéolos para trocar o dióxido de carbono pelo oxigênio puro acabado de ser inspirado. Durante este processo, os glóbulos passam de uma cor púrpura para o vermelho vivo à medida que começam a carregar o oxigênio para todas as células do corpo.
O que acontece ao dióxido de carbono?
Passa pelos pulmões, sobe pela traquéia e sai quando expiramos. Não precisamos dar ordens ao cérebro para continuar a respirar, pois ele faz com que os pulmões respirem automaticamente.
Se extraíssemos um pulmão e o abríssemos totalmente (estendendo-o) ele teria o mesmo tamanho que um campo de tênis.
Os pulmões contêm quase 2400 quilômetros de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos.
As plantas são nossas parceiras na respiração. Nós inspiramos oxigênio e expiramos dióxido de carbono. As plantas absorvem o dióxido de carbono e largam oxigênio.
As pessoas têm tendência para apanhar mais constipações no Inverno porque passam mais tempo dentro de casa e mais tempo perto de outras pessoas. Quando uma pessoa espirra, tosse ou até mesmo respira, os germes passam para o ar.
Se você espirrar com muita força pode partir uma costela.
Se você tentar impedir que um espirro seja expelido pode morrer ou causar a ruptura duma veia no cérebro ou na nuca.
Se você mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro, são possíveis que eles saiam das órbitas.
Você sabia que…
O maior produtor de oxigênio são os oceanos e mares em virtude das algas serem grandes e produtoras de oxigênio?
A matéria prima do chocolate é o cacau brasileiro, que em conjunto com o leite saudável dos Alpes Suíços, produz o melhor chocolate do mundo?
Um prato de feijoada leva de 6 a 8 horas para ser digerido?
Uma pessoa normal tem de 120 a 150 mil fios de cabelo na cabeça?
4% da riqueza do mundo são o suficiente para saciar as necessidades básicas do mundo?
Alguns insetos conseguem viver até um ano sem a cabeça?
O "quac" de um pato não faz eco, e ninguém ainda sabe explicar por quê?
Os glóbulos vermelhos são as únicas células sem núcleo do nosso organismo?
SOBRE SEXO
A rainha do Egito Cleópatra (69-30 a.C.) era considerada uma especialista na arte do amor. Aprendeu vários segredos do erotismo com cortesãs de um bordel que ela freqüentava em Alexandria. Chegou a erguer um templo para receber uma grande legião de amantes. Dizia-se que ela chegou a fazer sexo oral em 100 homens numa única noite.
Na área rural da China, os casais não perdem tempo com os preliminares, alegando que gastam menos de um minuto com frivolidades.
As mulheres ficam 30% mais ativas sexualmente durante a lua cheia.
Levando em consideração a assiduidade com que muitos casais fazem amor, um casal normal levaria quatro anos para experimentar todas as 529 posições descritas no Kama Sutra.
Numa tribo da Polinésia, os casais de dezoito anos fazem amor, em média, três vezes por noite até aos trinta anos de idade, altura em que a média baixa para catorze vezes por semana.
Os antigos Egípcios já usavam preservativos, no entanto o método de contracepção mais utilizado era um supositório vaginal feito com mel e língua de crocodilo.
Embora as mulheres fiquem 30% mais ativas sexualmente durante a lua cheia e prefira fazer amor às 23 horas, o estrogênio e a testosterona atingem o seu pico ao cair da tarde.
O clássico da literatura indiana, "O Jardim Perfumado", conta a história de um homem que ficou com o pênis ereto durante 30 dias, sem parar, só a comer cebola. O "Kama Sutra" diz que "muitos ovos fritos na manteiga e depois mergulhados no mel" fazem o membro ficar ereto por uma noite inteira.
Uma empresa americana criou uma boneca de silicone de 5 mil dólares para a prática do sexo. Num ano e meio foram vendidas mais de cinco mil unidades. Um artigo sobre a boneca dizia: "Mulheres lindas e obedientes, que não gostam de conversar sobre a relação e aceitam sexo sem envolvimento - uma fantasia de milhões de homens neste início de milênio pode ser satisfeita com facilidade."
Na Alemanha foi inaugurado um "museu do erotismo", chamado "Mundo das Fantasias Eróticas", com uma área de 1.800m2 e 3.000 objetos em exposição.
No Sri Lanka, rapazes de 16 a 19 anos são abordados por senhoras européias ricas, que pagam para ficar hospedadas na casa das respectivas famílias, dormindo nos seus quartos.
SOBRE PESSOAS
As mulheres compram mais roupas masculinas que os homens.
Uma mulher chamada Mum-Zi já era avó com 17 anos. Ela teve a sua filha aos 8 anos e 4 meses, e a sua filha, por sua vez, também se tornou mãe aos 8 anos!
As mulheres são as maiores compradoras de cuecas e barbeadores elétricos.
Quando fores ao McDonalds, presta atenção na maneira como os atendedores colocam a comida na bandeja: o "M" está sempre virado para o teu lado.
Todos os dias são feitas cerca de mil milhões de fotocópias. Um terço dessas fotocópias é completamente desnecessário, tornando-se num grande desperdício de papel.
Mais de 50% da população humana nunca fez nem recebeu um telefonema.
7% dos americanos acreditam que Elvis está vivo. 25% dos americanos acham que Sherlock Holmes existiu. 25% também acreditam em fantasmas, e 10% dizem ter visto um.
15% das mulheres americanas mandam flores para si mesmas no dia dos namorados.
98% dos japoneses são cremados.
16% das mulheres nascem loiras. 33% das mulheres são loiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário