10 perguntas para fazer ao escolher uma ferramenta de e-mail marketing
O que saber antes de iniciar campanha via correio eletrônico para divulgar sua marca ou empresa
10 perguntas fundamentais para fazer no processo de escolha da ferramenta de envios das ações de email marketing que mais se adéqua à realidade de sua marca nas campanhas de email marketing.
Saiba o que perguntar ao seu fornecedor para, com as devidas respostas, evitar que sua marca protagonize campanhas nada positivas espalhadas por blogs e redes sociais.
1. Privacidade – Qual a política de privacidade adotada pela empresa? Como essa empresa é conhecida no mercado? Possui clientes importantes e reconhecidos? Há quanto tempo esses clientes confiam seus contatos a essa empresa para ações de email marketing? Como funciona a política de opt-out (descadastramento)? É possível editar uma pequena pesquisa sobre os motivos que levaram o destinatário a solicitar o descadastramento?
2. Higienização - Existe algum mecanismo que consiga identificar possíveis emails incorretos? Além de identificar, faz algum tratamento? Utiliza a resposta dos provedores para se aprofundar no nível de higienização (erros temporários e permanentes)?
3. Entrega - Fornece alguma orientação sobre as regras que impedem que alguns emails marketing cheguem à caixa de entrada? Qual o desempenho médio de envios por hora? Oferece relatórios que identifiquem os melhores dias e horários para futuros disparos de email marketing, baseados no comportamento dos destinatários? Oferece estatística ou índices comparativos com médias de entrega dos envios de outros clientes do mesmo segmento?
4. Segurança - Como é feito o acesso ao sistema de email marketing, via web ou software? Além de login e senha, é utilizada alguma alternativa para proteção do acesso? Para acessos via web, as páginas têm certificação digital (https)? O sistema disponibiliza acesso por vários usuários com permissões distintas? Os acessos realizados pelos usuários geram logs para monitoramento e controle?
5. Mensuração - Qual a quantidade de relatórios disponíveis para análise de minhas ações de email marketing? São informações analíticas e estatísticas? Como exportar essas informações? Posso mensurar uma ação individualmente e por campanha? Consigo aproveitar os resultados de uma determinada ação de email marketing para gerar listas segmentadas por interesse? É possível determinar "metas" de navegação pós-clique para facilitar o cálculo do ROI? A plataforma possibilita análise pós-clique, em quantos passos? Consigo integrar os resultados de minhas ações de email marketing com um sistema interno (CRM/ERP)?
6. Personalização - Consigo personalizar o email marketing mesclando com informações de minha base de contatos? Até quantos campos posso ter na minha base de contatos? Consigo aproveitar esses campos para fazer envios de ações segmentadas? Existe alguma forma de fazer a personalização do template baseado em campos específicos de minha base de dados? É possível deixar agendado um determinado disparo para pessoas que interagiram em um link específico?
7. Templates - Posso hospedar as imagens dos meus templates em seus servidores? Tem algum limite? Existe alguma validação do código fonte html ou análise anti-spam do email marketing? Posso definir que um determinado template fique disponível para edição? Consigo limitar o acesso de um usuário a apenas acessar a área de templates? Se precisar editar um html pronto, tenho a disponibilidade de um editor? Existe alguma forma de testar os links antes de prosseguir com o envio final do email marketing?
8. Integração - Atualmente utilizo o Google Analytics para mensuração de minhas visitas, tenho como integrar esse monitoramento com minhas ações de email marketing? Gostaria que todos os contatos cadastrados em meu site fossem alimentados automaticamente na minha plataforma de email marketing, isso é possível? Consigo montar um template dinâmico com informações alimentadas de meu website? É possível integrar meu CRM para que dispare ações automáticas de acordo com um determinado status? Seria ideal que meus boletos eletrônicos fossem disparados e monitorados por uma plataforma de email marketing. Isso é possível?
9. Atendimento e suporte - Em caso de necessidade de auxílio, tenho uma equipe de suporte à disposição? O atendimento é feito apenas por email, como funciona? Existe algum monitoramento dos envios de email marketing? É fornecido algum treinamento para que meus profissionais fiquem habilitados ao manuseio da plataforma de email marketing? Gostaria de disparar uma réplica do email marketing para minha rede social, é possível?
10. Tecnologias integradas - Posso completar minhas ações de email marketing com ações de SMS? Consigo aproveitar a segmentação que fiz para uma ação de email marketing, nas ações de SMS? Gostaria que meus destinatários tivessem a possibilidade de interagir no comunicado através de chat, isso é possível?
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