Guia de Etiqueta Urbana

 
clip_image002
Como fazer na hora de dividir a conta com os amigos num bar ou restaurante?
“O ideal é dividir a conta igualmente entre todo mundo, independente do que você bebeu ou não bebeu”. Mas também é elegante a pessoa que consumiu mais se oferecer para pagar um pouco mais.
E quando alguém sai antes de chegar a conta? O que se deve fazer?
Calcule por alto o que você consumiu, sempre colocando R$ 5 ou R$ 10 a mais, e passe o dinheiro, discretamente, para um amigo perto de você, dizendo que é a sua parte da conta.
Como devo me comportar quando levo meus filhos novos ao restaurante?
Se em casa você acaba dando mais liberdade ao seu filho, no restaurante você deve impor limites mais rígidos. Seu filho deve aprender a ouvir um “não”.
E como dizer pra mesa ao lado que as crianças estão incomodando?
Nesse caso, você deve fazer a reclamação com o garçom. “Não é elegante abordar diretamente as pessoas da mesa ao lado”.
Existe algum assunto proibido à mesa? 
Um não, vários. Nunca fale em doença, depressão, falta de dinheiro, diretrizes políticas, doutrina religiosa e dieta.

clip_image004
Nas academias de ginástica, muitas mulheres, mesmo depois do banho, continuam a circular nuas no vestiário. Há alguma regra para isso?
“O banheiro da academia é um lugar público, não é a sua casa, o seu banheiro. È preciso se reservar mais, não se expor tanto. No banheiro da academia, você deve sair do chuveiro de calcinha e sutiã, no mínimo”.  A mesma regra vale para os homens. “A nudez deve ser preservada e só revelada na intimidade”.

clip_image005
Há algum problema em pedir para usar o computador na casa de um amigo ou conhecido?
“Não é para ficar pedindo pra entrar no computador dos outros como se você estivesse pedindo um copo d’água”.
E como agir, se alguém chega na minha casa , pede meu computador emprestado e eu não quero emprestar?
Se você não se sente confortável para compartilhar seu computador, é melhor deixar isso claro. Seja objetivo: “Não vai dar, eu prefiro não mexer nele agora. Está cheio de assuntos particulares nas primeiras páginas, hoje não”.

clip_image007
Meus vizinhos fazem muito barulho no momento da intimidade. Devo falar com a síndica ou colocar um bilhetinho debaixo da porta?
“Acho que dá pra você fazer um bilhetinho simpático dizendo que você sabe que eles são um casal felicíssimo e que talvez fosse melhor eles tomarem conhecimento de que a intimidade deles está sendo ouvida, porque talvez eles não saibam e por isso eles estejam sendo tão expansivos”.

clip_image008
Quais são as principais dicas de etiqueta no elevador?
A principal: nunca esqueça de se dirigir ao ascensorista dizendo ‘por favor’. E isso vale para qualquer lugar, não só para o elevador. Preste atenção na hora do embarque e do desembarque. Só entre no elevador depois que todos os que forem sair já tenham se retirado. “Quem está esperando o elevador não deve ficar em frente à porta, deve ficar ao lado da porta. A prioridade é para quem está lá dentro. Saiu todo mundo, aí começa a entrar”. E claro que isso também vale para porta de trem, metrô, ônibus.

clip_image009
O que devo fazer quando esqueço o nome de alguém?
Não há muito o que se fazer numa situação dessas. “Quando você esquece o nome de alguém, você tem que perguntar: 'Desculpe-me, eu esqueci o seu nome'. Porque ela diz e te ajuda”.

clip_image010
O que fazer quando alguém fura a fila na minha frente?
“Você reclama delicadamente. ‘Olha, estou aqui há horas por favor, não acho legal você furar fila’”. Mas se você não quer criar um barraco, fique na sua. Seja onde for, toda fila tem suas regras de comportamento. No banco, não tente levar vantagem na fila só porque é amigo do caixa. Na fila do caixa eletrônico a ordem é: mantenha distância!

clip_image012
Como reclamar com a pessoa que dentro do ônibus dorme e cai no seu colo?
“Você pode perfeitamente acordar a pessoa e dizer: ‘Olha, acho que você está mal acomodado, ou então, encosta pra lá que você está caindo em cima de mim’”.

clip_image013
Quais os momentos, situações ou lugares que ficar de óculos escuros é falta de educação?
“Quando você é apresentado a uma pessoa você tira. Normalmente você também não usa óculos escuros em lugares fechados, especialmente à noite. Você pode almoçar de óculos escuros no restaurante, mas jantar já é mais esquisito, porque não faz sentido você estar de óculos escuros à noite”.

clip_image014
Minha amiga tem um bafo insuportável. Devo avisá-la?
“Se você achar que recortar uma matéria sobre o assunto e por em cima da mesa não vai funcionar, você manda um bilhetinho. Se você tiver coragem de assinar, você assina. E se você não tiver, você manda do mesmo jeito, porque eu acho que a pessoa tem que saber”.

clip_image015
O que fazer se o celular do meu colega de trabalho ficar tocando sem parar quando ele não está por perto?
Você mesmo pode desligar. “Eu acho que falta de educação é de quem larga um celular ligado na bancada. Depois você avisa o colega: ‘Olha, ligou alguém e eu desliguei porque estava enlouquecido’”.
Quando estamos juntos "naquele momento" com o namorado e o celular dele toca, ele deve atender?
“Se ele está com você, ele está com você, não tem que atender o celular, não tem que falar com outras pessoas. É preciso ter critérios na hora de usar o celular”.
Como devo me comportar ao falar ao celular num lugar público?
“Aprenda a falar baixo ou a sair do local”. “Se é um lugar público, três metros é uma distância confortável. Se você está a um metro da outra falando alto ou falando coisas íntimas, não tem como a outra pessoa não ouvir”.
Posso deixar o celular ligado num almoço de negócios?
“Se você tiver com clientes almoçando, a prioridade é o seu cliente. Mas se você estiver em uma situação de exceção, então você vai se desculpar e dizer: ‘Vou ter que deixar ligado’. Mas não precisa ficar ali ostensivamente em cima da mesa”.
Quais são os lugares onde não devo deixar o celular ligado de jeito nenhum?
“No cinema é absolutamente proibido”. Isso também vale para teatros.
Já liguei diversas vezes para o celular de um amigo, mas ele não atende. O que fazer?
“É falta de educação ligar sucessivamente até a pessoa atender e insistir também, deixar três recados, quatro recados. A não ser que seja uma coisa urgentíssima”.

clip_image016
Quais as regras básicas na hora de escrever e-mails?
Nunca envie mensagens escritas só com letras maiúsculas. “As pessoas interpretam como se você estivesse gritando”. “Você quer chamar a atenção para alguma frase, alguma palavra, você grifa, muda a cor, ou muda a fonte, já faz esse papel de chamar a atenção”. “Usar pontuação, sim, As pessoas acham "ah, não precisa, é e-mail". Mas precisa!”
Em quanto tempo um e-mail deve ser respondido?
“Eu acho que em 48 horas, pelo menos, dependendo da importância, da gravidade do assunto. Mas, em geral, são coisas que dá pra esperar dois dias”.
Se eu mandei um e-mail, e a pessoa não me respondeu em dois dias, o que eu devo fazer?
“Se for importantíssimo, você deve ligar e não mandar outro. Também vale o contrário. Você tem que responder e-mails. Porque tem muita gente que não responde. E aí, como fica? É como não responder telefonema, ou não responder campainha da porta”.
Um amigo vive me mandando e-mails sobre tragédias e assuntos bizarros. Posso pedir para ele não me mandar mais esse tipo de e-mail?
“Fale assim: ‘Sabe essas? Você manda pra outra conta, por favor? Não mande para a conta do trabalho, mande para esta daqui’. Outro e-mail. Tenha um e-mail só para tralhas, que você provavelmente vai abrir só uma vez por mês”.

clip_image017
Quando beijar em público se torna indevido?
“Uma bitoquinha é demonstração de afeto. Falta de educação é aquele beijo em que você, passando do lado do casal, consegue ver se a amídala dele está inflamada. Isso é terrível, isso é feio”.

clip_image018
O homem deve pagar a conta do restaurante?
Se para o homem o valor da conta é insignificante, seja cavalheiro e pague. Mas se a situação financeira dela for muito melhor do que a dele, e o homem não se importar, "ela" paga. Se o casal já tiver intimidade, pode combinar o que achar melhor.

clip_image020
Há algum problema em chamar meu namorado pelo apelido carinhoso na frente dos outros? Ou falar como criança para fazer charme?
Ao menos em público, mantenha a classe. O casal perde totalmente a elegância quando fala feito criancinha um com o outro. "Dizem os médicos que você não tem que fazer isso nem com uma criança. Eu acho que é desajuste. É feio, falta de educação sim. Evitem isso".

clip_image022
Posso desmentir, criticar ou ironizar meu companheiro em público?
"Você está diminuindo o outro. Não se faz isso em público nem diante de filhos".
Se o meu companheiro insistir em discutir comigo na frente de amigos?
"Você não responde. Porque tudo é ação e reação. E se o outro não tem reação da sua parte, o assunto morre ali".
Se um casal discute sem parar em público, posso avisá-los que eles estão sendo inconvenientes?
Isso é constrangedor tanto para quem discute, quanto para quem está ao lado. Ela sugere que o mais atirado da turma tente desviar a conversa e mude de assunto, para que os ânimos se esfriem e a discussão morra.


clip_image024
Posso falar sobre ex-namorados na frente do meu atual marido?
Jamais! Amor do passado é um assunto para ser enterrado, nunca para ser comentado. A não ser que você queira engrossar a sua lista de ex.

clip_image025
Sou adolescente e uso muitas gírias. Isso é falta de educação?
“Se isso incomoda os adultos aí sim tem que tomar algum cuidado”. Gíria tem hora certa para ser usada: somente com os amigos. “Ele deve ter duas formas de falar: uma com a turma dele e outra com as outras pessoas”.

clip_image026
O que o dono da festa deve fazer ao ver um penetra em sua comemoração?
“Acho que não tem nada de mais em você dizer que não está a fim que a pessoa esteja ali, se você realmente não convidou e não queria que ela estivesse ali”.

clip_image028
Tenho uma amiga que, sempre que vai lá em casa, abre a geladeira sem pedir permissão. O que devo fazer?
“Delicadamente você deve dizer pra ela: você quer alguma coisa? Eu pego pra você”.

clip_image029
Meus colegas de classe ficam me botando apelido porque tenho nariz grande. O que fazer?
“Tentar conversar. Tentar até reunir a turminha e dizer: ‘Vê se consegue não mais me chamar disso’. Se não tiver jeito, deixe rolar e não se magoe com isso”.

clip_image030
É falta de educação ouvir música no Ipod enquanto converso com outras pessoas ou durante a aula?
“Tem momento pra você ouvir a sua música, e não é quando você está conversando com alguém ou prestando atenção na aula”.

clip_image031
É certo ou errado sentar à mesa de refeição de boné?
“Ir a festa à noite e almoçar são as maiores faltas de educação relacionadas ao boné”.

clip_image032
Quando você está na frente dos amigos e sua mãe começa a gritar com você. O que você faz?
“Na verdade você tem que ficar quietinha pra ver se ela pára de gritar, porque errada é ela de gritar com você na frente de outras pessoas”.

clip_image033
“Como é que a gente faz para cobrar alguém que está nos devendo, mesmo que o valor seja pequeno, se a pessoa se fez de esquecida?”
“Cobrar nesse caso é muito chato mesmo. Se de fato for um aperto, há um modo possível de você chegar e falar: ‘Sabe aquele dinheiro que eu te emprestei? Está na hora de você me devolver, porque eu estou precisando ou eu vou precisar dentro de alguns dias’”.

clip_image035
“Em caso de escada, quem deve subir primeiro, a mulher ou o homem?”
“O homem deve sempre ir na frente da mulher, na hora de descer, porque se ela desequilibrar, ele está na frente e protege a mulher.Se a mulher estiver subindo, o homem deve ir atrás também para poder ampará-la em uma queda”.
“E se a mulher estiver de saia?”
“É melhor que um homem só assista a tudo isso, do que um batalhão”.

clip_image036
Quando vamos a um restaurante e sobra comida, podemos levar para viagem?
“Até pouco tempo atrás, não se usava essa prática. Agora está valendo”.

clip_image037
E se você estiver na frente de alguém com o zíper aberto?
“Eu olharia para pessoa e apontaria, para ver se a pessoa se mancava”.

clip_image039
E uma sujeirinha no dente, você avisaria?
“Eu gostaria que me avisassem. Então, eu acho que há jeitos de avisar. Não avise em voz alta, mas puxa de lado e fala”.

clip_image040
Minha amiga usa perfume forte no trabalho. Eu devo avisá-la? Como fazer isso?
“Se for muito amiga, pode dar um toque. Se for um caso perdido, que incomoda muito, temos que falar com um chefe, um superior, alguém que possa dar um toque”. “A dica para perfume é a seguinte: você tem que usar o suficiente para envolver, mas não invadir. Se é spray, é uma ‘sprayada’. Se é gota, é uma de cada lado”.
E esteja certo: não há amor que resista à falta de etiqueta.

clip_image041
Como se portar diante de uma cena que nos deixa cega de ciúme do namorado ou marido?
“Se falar na hora, vai rolar baixaria”. “Devolver na mesma moeda, acho uma pobreza, uma falta de criatividade. Rainha que é rainha nunca perde a majestade. Congele aquela imagem e continue participando do que está ocorrendo ao seu redor e, em casa, você resolve com o seu parceiro”.
A intimidade aumenta e a etiqueta diminui...
“Aí eu acho que não é um caso de etiqueta, é um caso de divórcio”. “Eu estou brincando, mas manter o bom humor e a educação ajuda sempre em qualquer situação”.































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário