Ambientes iluminados


Luz na medida certa


 
Um projeto de iluminação que considera as especificidades de cada espaço é capaz de proporcionar conforto, amplitude e a valorização dos detalhes da decoração.


Nesta sala de estar decorada pela designer de interiores Roberta Devisate, os elementos clássicos combinam com a discrição da decoração nos rebaixos em gesso. Um longo rasgo com luz indireta mescla fluorescentes amareladas e mangueiras de luz, variando a intensidade. Focos de luz em pontos estratégicos iluminam o vasto acervo de artistas consagrados, entre eles uma tapeçaria de Manabu Mabe e uma pintura de Di Cavalcanti.
 
Rasgos de iluminação


Este projeto foi elaborado para um apartamento de três quartos, localizado no bairro da Taquara, na cidade do Rio de Janeiro. No rebaixo de teto da sala de jantar bem como no rebaixo que avança pelo corredor, a arquiteta Monique Granja previu rasgos para iluminação indireta através de cabo de sanca com lâmpadas bolinha de sete watts, da Relumi Iluminação, o que trouxe um efeito cênico ao apartamento.


O ambiente foi projetado para um jovem casal que queria uma decoração com cores neutras. A arquiteta Iliana Murtinho inseriu no projeto rasgos de aproximadamente 30 cm no teto de gesso para embutir luz fluorescente branca. Além disso, foram feitos rasgos na parede na qual está o mobiliário para a TV.
Iluminação no quarto de casal

 
A designer de interiores Ana Meirelles optou por um misto de lâmpadas fluorescentes com incandescentes , como PAR 20, dicroicas e AR70. No quarto do casal, criou uma iluminação pontual, com destaque para o papel de parede.


Esta decoração também foi feita em um quarto de casal e pretendeu dar evidência às lembranças de viagem dispostas na estante de TV. Para favorecer cada objeto ali exposto, o designer de interiores Leonardo de Magalhães Pinto decidiu projetar luz em cada nicho da estante com uma iluminação de teto e uma indireta dentro da sanca em volta do móvel, dando opção de cenários de iluminação diferentes.
Iluminação unida a espelhos


Para este projeto, o decorador Geraldo Segreto buscou unir um ambiente bem iluminado a espelhos colocados de forma estratégica para fazer o espaço parecer bem maior e mais claro, realçando tudo que está ao redor.
Outro ponto forte é a base em X da mesa de jantar desenhada por Segreto em tom de madeira antique, que lembra muito madeira de demolição e está super em alta.


No hall de entrada do apartamento de aproximadamente 65 metros quadrados, a arquiteta Monique Granja usou uma iluminação pontual na parte inferior do espelho, à direita, que garante amplitude ao local.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário